11.10.2017 às 14h

Ação entre Prefeitura e SIMBIOSE aborda erosão de solo

Atividade de educação ambiental contou com a presença
de alunos do curso de Gestão Ambiental da FAAT

No último domingo (8), alunos do curso de Gestão Ambiental da FAAT participaram de uma ação de educação ambiental com foco em fragilidades e potencialidades do uso do solo. A ação promovida pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, em parceria com a SIMBIOSE – Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos, consistiu na realização de um estudo do meio em área do município que vem sofrendo processo erosivo.

O objetivo da ação foi verificar in loco uma área afetada por processo erosivo, abordando suas principais causas e consequências. Durante o estudo do meio, os participantes puderam compreender que a erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a atuação direta da água das chuvas, a declividade, o comprimento e a forma das encostas, as propriedades químicas e físicas dos solos, o tipo de cobertura vegetal, e também a ação antrópica, como o uso e manejo inadequado do solo que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.

É importante ressaltar que, em breve, Atibaia implantará um Plano Municipal de Controle de Erosão, por meio do qual serão identificados os pontos críticos e as áreas suscetíveis à erosão no município, bem como serão propostas diretrizes e recomendações na prevenção e controle dos processos erosivos.