13.11.2017 às 17h

Águas de Oxalá acontece nesta quarta-feira na Semana da Consciência Negra

Ato ecumênico em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
começa às 8h, na Igreja do Rosário

A Semana da Consciência Negra de Atibaia já começou. Nesta quarta-feira, feriado do dia 15 de novembro, acontece mais um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra: “Águas de Oxalá”, um ato ecumênico que passa pelas Igrejas Matriz e Rosário e pelo Pelourinho da cidade. O ritual começa às 8h e termina às 11h com a bênção do padre Eugênio.

Este ano será realizada a segunda edição do “Águas de Oxalá” em Atibaia, um ato de sincretismo religioso, preservação e valorização da cultura das religiões afrobrasileiras. O cortejo começa na Igreja do Rosário, passa pelo Pelourinho e segue até a Igreja da Matriz, ao som de cantos e atabaques. No ato, as entradas das Igrejas são lavadas e, ao final, os participantes recebem a bênção do padre Eugênio.

O evento é marcado pela união de fé, cultura, música e cidadania e é realizado pela ASSUCAB (Associação de Umbanda e Candomblé da Região Bragantina) e em parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia.

A Semana da Consciência Negra de Atibaia segue até a segunda-feira, dia 20, com diversas atrações voltadas à discussão e valorização da comunidade e da cultura negra na cidade. Confira a programação completa.