12.03.2018 às 17h

Atibaia cria o Centro Municipal de Orientação ao Viajante

Certificado Internacional de Vacinação poderá ser solicitado no local

A partir do dia 15 de março, a Prefeitura de Atibaia começa a atender viajantes que precisam emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para viagens ao exterior. O Centro Municipal de Orientação ao Viajante, localizado na Secretaria Municipal de Saúde, também prestará informações relacionadas à locomoção para áreas de risco no Brasil e em outros países. No novo espaço serão atendidos somente moradores da cidade.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que comprova a vacinação contra doenças, como a Febre Amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Para ser atendido no Centro Municipal de Orientação ao Viajante, o interessado deverá realizar um pré-cadastro no site www.anvisa.gov.br/viajante e também fazer agendamento pelo telefone 4414-3354.

Os documentos necessários para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia são: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento para menores de idade que não possuam RG, comprovante de residência original nominal, cartão SUS, carteira de vacinação já completa e com os devidos carimbos. A lista dos países que exigem o Certificado pode ser consultada na internet, no site da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Reprodução

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, as pessoas que precisarem emitir o CIVP já devem estar vacinadas. No Centro Municipal de Orientação ao Viajante não serão aplicadas vacinas. A Secretaria de Saúde também orienta que em caso de dúvidas sobre a vacinação o munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A Secretaria Municipal de Saúde localiza-se na Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica. O telefone de contato é: (11) 4414-2220.