7.11.2017 às 19h

Atibaia já imunizou mais de 72 mil pessoas contra a Febre Amarela em 2017

Mutirão de vacinação nos bairros elevou os índices
a um dos maiores já realizados na cidade

A campanha de vacinação contra a Febre Amarela em Atibaia já pode ser considerada a maior realizada no município. Um grande esforço vem sendo feito pelo Governo, com mutirões montados pelas equipes da Secretaria de Saúde que, além do atendimento semanal nas unidades básicas de saúde, das 7h às 16h, tem realizado vacinação porta a porta nos bairros, ampliação do atendimento em algumas unidades de saúde até às 20h, oferta de vacinação em feiras e no Prefeitura no Bairro. Somente em 2017 a Prefeitura já imunizou 72.310 pessoas.

Reprodução

Tudo está sendo montado para facilitar o acesso à vacina, que é a única forma eficaz e segura de prevenção contra a Febre Amarela. E o esforço vem dando resultado. Somente no mês de outubro houve um aumento de 20% no número de pessoas vacinadas em Atibaia.

Essa mobilização tem como meta alcançar 100% da população imunizada. Atibaia já teve a confirmação da morte de três macacos por febre amarela, um indicador de suma importância para o planejamento e o reforço das ações de vacinação, pois os macacos funcionam como bioindicadores que possibilitam a identificação das áreas de risco de contaminação pela Febre Amarela, que se dá pela picada do mosquito Haemagogus e Sabethes no ciclo silvestre – que é o transmissor – assim como nos humanos.

ARQUIVO SECOM

Atibaia já está com 58,51% da população imunizadas, somando um total de 81.001 pessoas, contando os últimos 10 anos, desde 2007, que é a referência adotada pelos Grupos Regionais de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Governo do Estado de São Paulo.

Reprodução

Além dos postos de saúde, mais três pontos extra de vacinação serão montados durante essa semana. Nesta quarta-feira (08/11) haverá vacinação na Feira Noturna e no sábado (11), serão oferecidos mais dois pontos de vacinação contra a Febre Amarela: na Av. Maria Alvim Soares (na rotatória), das 8h às 12h, e no bairro Jardim Colonial – durante o Prefeitura no Bairro (Creche Paraíso II – Endereço: Praça Nossa Senhora Auxiliadora, 150), das 9h às 13h.