22.12.2017 às 12h

Chegou o verão… E com ele as chuvas

Confira dicas e cuidados para minimizar danos provocados pelos temporais,
típicos desta época do ano

O verão começou oficialmente na quinta-feira (21). Além daqueles que não suportam o calor e a sensação de abafamento dessa época do ano, há quem goste muito e outros um pouco menos, mas o que se deve ficar atento é com as tempestades que acontecem geralmente ao final dos dias quentes e úmidos desta estação. As chamadas “chuvas de verão”, que trazem fortes ventos e até mesmo muitos raios e trovões, podem representar problemas, como queda de árvores; falta de energia elétrica e queda de fiações; enxurradas e alagamentos; e destelhamento de imóveis. Por isso, alguns cuidados para minimizar danos podem ser adotados.

Em Atibaia, a Defesa Civil, que atende pelo telefone 199, orienta sobre como proceder em caso de emergências relacionadas às tempestades.

Se possível, antes da ocorrência do vendaval revise sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. Desligue os aparelhos elétricos e o gás. Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.

Depois que o vendaval passar, ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias; ajude seus vizinhos que possam ter sido atingidos; evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe estes serviços para os casos de emergência.

Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que atende pelo telefone 193, bem como o máximo de pessoas que residem na área afetada; afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se longe do local do deslizamento pois novas ocorrências podem vir a acontecer.

Em casos de raios, evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol; abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea; não permaneça em rio, mar, lago ou piscina; se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo.

Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar; mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame; evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; evite o uso de telefone; afaste-se de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos; evite tomar banho durante a tempestade.

Para podas de árvores você pode entrar em contato com a Coordenadoria do Meio Ambiente da Prefeitura de Atibaia, pelo telefone 4414-5400.

Para problemas relacionados com queda ou poda de árvores que estejam encostando na fiação você deve procurar diretamente a concessionária de energia para informar a ocorrência. Em Atibaia, o contato deve ser realizado com a Elektro pelo telefone 0800 701 01 02 ou pelo site www.elektro.com.br.

O Corpo de Bombeiros atende pelos telefones 193 e 4418-2014

Monitoramento

A Defesa Civil de Atibaia está realizando o monitoramento de todos os alertas de tempestades e as equipes da Prefeitura estão a postos para eventuais emergências. Qualquer cidadão que queira receber os alertas direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de sua localidade.

Com isso, passa a receber informações sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área. Este é um sistema desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).