7.04.2017 às 16h

“ReciclAtibaia”: Atibaia torna-se uma das cidades brasileiras a atingir 100% de coleta seletiva na área urbana

 

Apenas 18% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva
e somente 3% cobrem a totalidade da área urbana

O Programa “ReciclAtibaia” da Prefeitura e da SAAE começou na quarta-feira, dia 5 de abril, levando a cidade a uma nova fase da história do saneamento municipal, agora com 100% de coleta seletiva na área urbana.

De acordo com a superintendente da SAAE da Estância de Atibaia, Fabiane Santiago, com a implantação do programa Atibaia se tornou uma das 7 cidades brasileiras a atingir 100% de coleta seletiva na área urbana.

Segundo ela, apenas 18% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva e somente 3% cobrem a totalidade do perímetro urbano.

A Administração Municipal planejou o Programa “ReciclAtibaia” ao longo dos últimos quatro anos visando atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e proporcionar uma série de benefícios para a cidade.

Na área social, a expansão da coleta seletiva em Atibaia deverá ajudar os trabalhadores da Cooperativa São José, em Caetetuba, que é a responsável pela triagem dos resíduos na cidade.

Com o aumento da demanda, o programa deve impactar positivamente na geração de renda dos cooperados, já que atualmente há cerca de 120 famílias envolvidas nesse trabalho.

 

No local, há duas esteiras, uma para lixo comum (úmido/orgânico) e outra para lixo reciclável (seco), com trabalhadores atuando em dois turnos.

No último mês de março, a Central de Triagem e Transbordo de Resíduos Sólidos de Caetetuba recebeu um total de 100 toneladas de lixo reciclável (seco) e a SAAE já registrou uma diminuição do volume coletado de lixo comum (úmido/orgânico) no município, com 3.623 toneladas.

Dessa forma, na área ambiental a coleta seletiva deverá contribuir para a redução da poluição do solo, da água e do ar, além de possibilitar o reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário e diminuir a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, entre outros benefícios.

 

Campanha de conscientização

De forma simultânea ao início dos serviços de coleta seletiva no município, a Prefeitura e a SAAE começaram a divulgação de uma campanha de conscientização sobre o tema, destacando a importância de a população separar o “lixo úmido” (comum/orgânico) do “lixo seco” (reciclável), colocando-os em sacos diferentes.

 

 

A campanha de conscientização irá percorrer todos os bairros de Atibaia, para que cada morador tenha informações detalhadas sobre a novidade.

O serviço de coleta seletiva não terá custo adicional para o munícipe e será realizado em dias e horários distintos, dependendo de cada região da cidade.

A SAAE está localizada na Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Centro. Mais informações pelo site http://www.saaeatibaia.com.br/, pelo e-mail atendimento@saaeatibaia.com.br ou pelo telefone (11) 4414-3500.

 

Como separar o lixo?

Alguns bairros da área urbana de Atibaia já são atendidos pela coleta seletiva, ocorrendo a separação do lixo reciclável (seco) do lixo orgânico (úmido).

Nesta nova etapa, a Prefeitura pretende envolver os moradores de todos os bairros da área urbana, de modo que também se engajem nessa iniciativa de importância tanto para a área ambiental quanto para o saneamento do município.

Cada bairro terá um dia e horário específicos para a coleta do lixo seco (reciclável), e outro dia e horário específicos para a coleta de lixo úmido (comum/orgânico).

Cabe ao morador separá-los em sacos distintos e disponibilizá-los para coleta nas datas e horários corretos.

Haverá um caminhão disponível exclusivamente para a coleta seletiva (lixo seco) e outros cinco para o lixo orgânico (lixo úmido), que farão as coletas domiciliares, tando diurna quanto noturna – todos da Construrban, empresa terceirizada prestadora desses serviços. Em bairros mais distantes do Centro haverá também pontos de coleta seletiva em escolas e espaços comunitários.

 

 

Lixo úmido (comum/orgânico): papeis higiênicos, guardanapos, lenços de papel, absorvente, fraldas descartáveis, restos de alimentos, restos de vegetais e frutas, esponjas de aço.

Lixo seco (reciclável): papeis, papelão, jornais, revistas, metais, alumínios, cobre, copos de metal e de vidro, plásticos e garrafas PET e de vidro.

 

Datas e horários da coleta seletiva no seu bairro

O caminhão de coleta de lixo seco (reciclável) passará em dias alternados aos da coleta de lixo úmido (comum/orgânico)

 

Coleta no período diurno, das 6h às 18h:

SEGUNDA-FEIRA

Pq. das Garças I, II e III, Bairro do Portão nos pontos de entrega voluntária, na Av. Antônio da Cunha Leite, nº 1.835, 2.005, 3.050 e 3.100, Chácara Fernão Dias: Escola Prof. Walda Lozasso e R. das Camelias, 520, Usina na PEV da Escola Paulo Freire

TERÇA-FEIRA

Alvinópolis, Atibaia Jd., Dona Carmela V. Helena, Vila Giglio, Jd. do Lago, Flamboyant, Arco Íris, Jd. Floresta, Vl. Romero, Estância Parque

QUARTA-FEIRA

Loanda, Morumbi, Ressaca, Ponte, 3º Centenário, Pq. Nações, Vl. Santista, Estância Lince, V.Gardênia, Itaperi, Ypê, B. das Pedras, Nirvana, Jd. Sumaré, Roseli, S.Nicolau, Siriema, Vl. Thaís, N. Gardênia, Marmeleiro, Cidade Satélite, Sta. Luzia, Residencial Panorama, Vl. Carvalho, Pq. dos Coqueiros, Vl. Mira

QUINTA-FEIRA

Retiro das Fontes, Maristela I e II, Ch. Itapetinga, Refúgio, Jd. Paulista Gleba C, Ribeirão dos Porcos, Ch. Brasil, Pal. da Vida, Pq. Fernão Dias, Res. Água Verde, Vl. Santa Cruz, Estância dos Lagos, PEV Shangri-lá, Jd. Itaguaçu

SEXTA-FEIRA

Jd. Alvinópolis, Centro, Ch. Interlagos, Jd. Solares, Portal dos Nobres

SÁBADO

Alvinópolis II, Estoril I e II, CTB, Horácio Neto, V. Junqueira, Tapajós, Salles, V. Massoni, V. Rica, Samabaia, Jd. Brasil, Vl. Aparecida, Vl. Maria, Vila dos Netos

 

Coleta no período noturno, a partir das 17h:

SEGUNDA-FEIRA

Caetetuba, Santa Clara, Cerejeiras, Jd. das Palmeiras

TERÇA-FEIRA

Jd. Paulista, Vila Lea, Jd. das Flores, Jd. Sta. Bárbara, V. Petrópolis, V. Olga, Jd. Jaraguá, Jd. Eneide, Vila Silena

QUARTA-FEIRA

São Felipe, Campos de Atibaia, Jd. Cilar, Jd. Sto. Antônio, Jd.Sueli, Colonial, Ch. São Pedro, Ch. São Benedito, Ch. Maringá, V. Flores

QUINTA-FEIRA

Nova Atibaia, Residenciais Jerônimo de Camargo I, II, III, IV e V, Casas Populares, Jd. Cerejeiras III

SEXTA-FEIRA

Jd. Imperial, Jd. Pinheiros, Kanimar, Guaxinduva, Porto Atibaia, Serra da Estrela

SÁBADO

Jd. Trevo, Brogotá, Tanque, Portal das Hortências, Portal das Rosas, Terras de Atibaia I, II e III, Condomínio Shambala I, II e III, Horto Ivan, Figueira Garden