11.05.2018 às 13h

Educação de Atibaia é referência no Brasil

Representantes da cidade de Ortigueira, no Estado do Paraná,
visitaram o município para conhecer os trabalhos realizados
que garantem a qualidade do ensino

A Educação de Atibaia é um exemplo no país. Na última quinta-feira, dia 10 de maio, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes da cidade de Ortigueira, no Estado do Paraná, visitou Atibaia a fim de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, que geram bons resultados na educação da população. A secretária de Educação de Ortigueira, Elizabete Campos de Souza, e a técnica, Luciana Decol, acompanhadas da secretária de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, conheceram a estrutura da EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco, no Jardim Brasil, além de visitarem o gabinete e serem recebidas pelo vice-prefeito, Emil Ono.

Atibaia é reconhecida no Brasil pela boa posição em índices importantes, como: a 20ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades na educação básica; a nota “A – Altamente Efetiva”, a mais alta na avaliação, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais; e a nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior da história da cidade e uma meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021.

“A Educação de Atibaia tem sido referência ao longo dos últimos anos no país. Os resultados obtidos com as políticas públicas educacionais implementadas no município credenciam o trabalho desenvolvido em Atibaia, e isso tem gerado interesse de outras cidades, que buscam conhecer as ações realizadas no município e a sua estratégia de ensino”, salientou a secretária de Educação, Márcia Bernardes.

O município de Ortigueira, no Paraná, possui diversos projetos ligados à educação, como transporte escolar; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Programa Brasil Alfabetizado, que, em parceria com o Governo Federal oferece alfabetização a jovens acima de 15 anos, por meio de alfabetizadores voluntários; Programa Mais Educação, com a proposta de ensino integral do Ministério da Educação; Biblioteca Municipal e Biblioteca Cidadã.

Em Atibaia, além do EJA, transporte escolar, projetos de esportes e cultura ligados à educação, projetos diferenciados, como “Ler e Escrever: fonte do saber”, que incentiva a leitura desde o ensino infantil; “Spelling Bee”, que oferece aulas de inglês gratuita aos alunos da rede municipal; e “Aprender Mais”, que promove a formação continuada de professores, garantem que a cidade esteja entre as 20 melhores do Brasil.