24.11.2017 às 15h

Em Atibaia, Operação Verão começa no dia 1º de dezembro para combater efeitos da chuva

Objetivo é deixar a cidade preparada para atender prontamente
as ocorrências de possíveis inundações

O período de chuvas torrenciais está próximo e a Operação Verão 2017/2018, trabalho realizado anualmente pela Defesa Civil de Atibaia, começa no dia 1º de dezembro. A operação trata-se de um trabalho de monitoramento, prevenção, preparação e resposta a desastres, com maior atenção para as áreas de risco de inundação e escorregamento no município.

Preocupada com o tema, a Prefeitura de Atibaia já realiza diversas ações desde o início do ano com o objetivo de prevenir alagamentos no município. Limpeza de bueiros, poda de mato e árvores em risco, recuperação de margens de córregos e rios, desobstrução de passagens de água sob pontes e em galerias, desassoreamento em pontos estratégicos de córregos que cortam o município e também do Rio Atibaia, são algumas das ações que serão intensificadas nos próximos meses, mas que acontecem deste o início de 2017.

ARQUIVO SECOM

Uma das regiões já atendidas com os trabalhos de combate a alagamentos foi o Jardim Paulista. Atenta às reivindicações dos moradores e buscando evitar erosão e inundações no local, a Administração Municipal canalizou o trecho do Córrego da Figueira no bairro. O investimento realizado foi de R$ 2,3 milhões. Desse total, R$ 900 mil são recursos próprios do município e o restante, R$ 1,4 milhão, via financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A obra foi iniciada em março e só foi possível graças ao repasse do Governo Federal, resultado de reunião em Brasília entre o chefe do Executivo e integrantes do Ministério da Integração Nacional.

Outra ação realizada no início do ano foi a abertura da licitação para definir uma empresa de engenharia que realizasse os estudos técnicos das bacias dos lagos do Jardim do Lago, Jardim Paulista e do Major. Os lagos são grandes “piscinões” responsáveis por segurar parte do montante de água que seria descarregado diretamente em córregos e, consequentemente, no Rio Atibaia.

Arquivo SECOM

Logo após isso, a empresa ganhadora elaborou projeto que contempla  regularização de canalização, implantação de barramentos, vertedouros, caixas de areia, limpeza, desassoreamento, paisagismo e iluminação nos três lagos da cidade e apresentou ao Departamento de Águas de Energia Elétrica (DAEE) para aprovação.No momento, o lago do bairro Jardim do Lago começou a ser desassoreado. Os trabalhos foram iniciados no início de novembro. Uma draga é utilizada pelos trabalhadores para a retirada de areia e limpeza do local. Outra obra importante é a construção de um muro de contenção no Jardim Brasil, medida que visa proteger o bairro de alagamentos. Iniciado esta semana, o muro terá 200 metros lineares, construído em concreto com acabamento em pedra, com uma altura de 80 cm em relação à Rua Dr. Joviano Alvim. O investimento será de R$ 199.000,00, realizado com recurso próprio da Prefeitura.

Além disso, obras mais complexas para prevenir alagamentos estão no cronograma da Prefeitura. O Prefeito Saulo Pedroso de Souza tem ido com grande frequência a Brasília para conseguir os recursos necessários. Uma dessas ações que está sendo pleiteada é o Moderniza Atibaia, em que está prevista uma ampla ação de infraestrutura, drenagem e canalização dos córregos da Figueira (que passa pelos bairros Jardim do Lago, Jardim Paulista e Jardim Maristela) e Ana Pires (Caetetuba e Nova Atibaia). O projeto já passou por uma fase de aprovação do Governo Federal e agora espera a análise de documentos do Conselho Legal do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Estando tudo em conformidade, o financiamento será enviado ao Senado Federal para aprovação.

ARQUIVO SECOM

Juntamente com o financiamento, a Prefeitura está pleiteando recursos no Ministério de Integração Nacional para o desassoreamento total do Rio Atibaia, que é outro objeto importante do governo. O Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE, disponibilizou uma draga para o município, que aguarda a conclusão do processo para contratação, ou cessão, de empresa especializada para transportar o equipamento.

Reprodução

Paralelo à busca de recursos, a Prefeitura ainda desapropriará imóveis no Loteamento Parque das Nações. A proposta foi feita aos moradores do bairro em reunião no início de novembro. Serão desapropriados os imóveis localizados na Quadra K, lotes 01 ao 17; Quadra L, lotes 01 ao 20; Quadra M, lotes 01 ao 08; Quadra H, lotes 07 e 08; e Quadra J, lotes 03 ao 11. A solução resultou no Decreto nº 8.362, publicado no Imprensa Oficial do dia 11 de novembro, e iniciará com a avaliação dos imóveis.

Defesa Civil
É importante lembrar que, em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193. Durante o período de chuvas, qualquer ocorrência envolvendo fiação elétrica, avise a Elektro no telefone 0800 701 0102.

A Defesa Civil de Atibaia está realizando o monitoramento de todos os alertas e as equipes da Prefeitura estão a postos para eventuais emergências. Qualquer cidadão que deseja receber os alertas direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de sua localidade.

Com isso, passa a receber informações sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área. Este é um sistema desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).