1.12.2017 às 17h

Equipe da Secretaria de Saúde de Atibaia se reúne com Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista

Encontro teve como finalidade avaliar e dar feedback do estágio de alunos de enfermagem da instituição realizado na Rede Municipal de Saúde atibaiana

Com o objetivo de aprimorar o atendimento em saúde e dar oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho, a Prefeitura de Atibaia está estreitando relações com instituições de ensino da região. Nesta terça-feira, dia 28, a equipe de gestão da Secretaria de Sáude se reuniu com alunos e professores da Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista que participaram de estágio na rede municipal de saúde atibaiana.

Este foi o primeiro encontro com uma equipe participante do projeto de recepção de estágio. A reunião, que teve como finalidade avaliar e dar feedback do trabalho realizado, contou com a participação da secretaria de Saúde de Atibaia, Maria Amélia Sakamiti Roda; Kelly Janaina, Carmen e Celso, ambos da equipe de gestão; da coordenação de Ensino da USF, Márcia; e das professoras Grazielle e Daniela.

As professoras expuseram aos presentes cada ação realizada durante o estágio, com suas fortalezas e fragilidades. Teve também o depoimento dos alunos, que, de acordo com eles, sentiram-se muito acolhidos pelos servidores da Saúde Pública de Atibaia, além de terem desenvolvidos ações práticas que serão muito útil para o desenvolvimento profissional e para a quebra de paradigmas para o SUS.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, “a Saúde de Atibaia está feliz por ter oferecido tal vivência prática aos alunos da USF e que, no ano que vem, novos projetos darão continuidade a este excelente trabalho. Parabenizo também a nossa enfermeira Denise e a equipe pela participação ativa neste processo e que venham ainda mais experiências como essa em 2018”.

A troca de experiências entre a academia e a rede pública de Atibaia se deve a um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), assinado em 2016 entre as secretarias municipais de saúde das cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Piracaia, Socorro e Pedra Bela e as instituições USF, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (FESB), Instituição Educacional Atibaiense (FAAT), Escola Nova Biotec e Escola Madre Paulina.

Após a assinatura, a Prefeitura de Atibaia se reestruturou e se organizou para receber os estagiários a partir deste ano. O contrato tem como objetivo viabilizar e reordenar a oferta de estágios de cursos técnicos, graduação e pós-graduação na área de saúde, além de vagas de Residência em Saúde para oferecer campo de prática aos recém-formados mediante a integração de ensino-serviço nas Redes de Atenção à Saúde.

Neste ano de 2017, 88 alunos de Enfermagem da USF estagiaram em diversas unidades de saúde de Atibaia. A última turma foi considerada como Projeto Piloto para efetivação do contrato Ensino Serviço e Comunidade. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Atibaia, responsável pela efetivação dos estágios, entrou em contato com os professores responsáveis pelos alunos e determinou as datas, cargas horárias, unidades de saúde que receberiam os alunos, nomes dos alunos, ano de graduação, entre outras informações para fechar a parceria. Para a secretaria, o estágio se cumpriu em sua totalidade, com o aproveitamento integral da comunidade (usuários), serviço (servidores e gestores) e universidade (alunos e professores).

Alunos de outros cursos também marcaram presença na rede municipal. Seis alunos de Psicologia da FAAT e outros três de Nutrição da FESB estagiaram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo Paccini. Os alunos do curso técnico da escola Nova Biotec também teve atuação na Atenção Básica e campanhas de vacinação. Já o Centro Paula Souza teve 160 alunos técnicos de enfermagem estagiando no Programa de Saúde da Família (PSF) Cerejeiras, na UBS Oswaldo Paccini, no SAMU e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para o ano de 2018, os contratos feitos com estas instituições de ensino viabilizarão estágios em outras áreas, como Fisioterapia, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia e outras áreas afins.

Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, a grande meta deste projeto é oferecer o cenário de prática no SUS, com suas premissas de igualdade, integralidade, equidade, para futuros servidores da saúde e/ou alunos em formação em contrapartida com a vivência em unidades de saúde e hospitais escolas. Para o serviço, também há o estreitamento da relação universidade x serviço, em que os servidores terão oportunidades de cursar a graduação, especialização e pós-graduação por sistema de bolsas de estudo, trazendo para o serviço as tecnologias atuais.