11.05.2018 às 14h

6º Festival de Miniatletismo Escolar reuniu cerca de 1.600 alunos da rede municipal

Diversas modalidades esportivas relacionadas ao atletismo foram praticadas
no decorrer desta semana por estudantes de 27 escolas públicas do município

Ao longo desta semana a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o 6º Festival de Miniatletismo Escolar, evento que reuniu cerca de 1.600 estudantes dos 5º anos das 27 escolas de ensino fundamental da rede pública municipal para a prática de atividades esportivas relacionadas ao atletismo, como arremesso de peteca, lançamento de bola, corrida de resistência, velocidade e revezamento, entre outras ações de simulação esportiva.

As atividades, realizadas nas dependências do Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, tiveram como objetivo incentivar a prática de esportes, especialmente das modalidades atléticas, conhecidas por proporcionar um desenvolvimento completo para os praticantes.

O festival – que já está em sua sexta edição – buscou mostrar aos jovens que é possível praticar esportes de forma bastante simples, com poucos recursos e sem a necessidade de equipamentos de alto custo.

Professores e estagiários de Educação Física elaboraram e coordenaram todas as atividades desenvolvidas no festival. Ao término das provas, os estudantes receberam um lanche e, na sequência, foram premiados com medalhas em reconhecimento à participação e ao desempenho como atletas nas modalidades disputadas.

De acordo com a Secretaria de Educação, o atletismo é a base para os demais esportes e, dessa forma, se o estudante tem a oportunidade de aprender o básico da modalidade, passa a ter melhores condições para a prática de qualquer outra. Ainda segundo a Pasta, atividades esportivas relacionadas ao atletismo contribuem para o desenvolvimento dos jovens, auxiliando principalmente na psicomotricidade.

A secretária de Educação, Márcia Bernardes, lembra que além dos benefícios para a saúde e o desenvolvimento dos estudantes, as atividades promovidas no Festival de Miniatletismo Escolar também incentivam a socialização do aluno e proporcionam momentos de bem-estar, demonstrando a importância do esporte para a manutenção da qualidade de vida. “No festival também não existem ganhadores ou perdedores. O desenvolvimento do aluno é mais importante do que o espírito de competição, por isso o empenho é recompensando com a entrega de medalhas para todos os participantes”, complementou.