10.08.2017 às 15h

Festival Gastronômico Atibaia 2017 termina com mais de 2 mil pratos comercializados

Quase trinta estabelecimentos da cidade participaram do festival
e garantiram avaliação alta junto aos jurados

O Festival Gastronômico Atibaia 2017 realizado pela Prefeitura terminou e, independentemente de quais serão os pratos destacados pelos jurados, os envolvidos puderam sentir o “gostinho do sucesso”. Os pratos do festival marcaram presença nas mesas dos clientes, agradaram o paladar apurado dos avaliadores e ainda “apimentaram” o setor gastronômico de Atibaia, um “tempero” que elevou as vendas e realçou a economia da cidade.

Segundo a Secretaria de Turismo, os números contabilizados pelo festival representam a “cereja do bolo” dessa iniciativa da Prefeitura. Durante sua realização – de 1º a 31 de julho – o festival somou mais de dois mil pratos comercializados, responsáveis por um aumento considerável no movimento dos estabelecimentos, conforme relato dos proprietários aos organizadores. A Pasta lembra que os preços estipulados para os pratos, restritos à faixa de R$ 30 a R$ 50, também ajudaram a “abrir o apetite” do público.

De acordo com a equipe de Turismo do Executivo, alguns estabelecimentos não imaginavam esse retorno de público e aproveitaram, como diz o ditado popular,  para “colocar mais água no feijão” no atendimento, impulsionando as vendas durante o festival. Além disso, há participantes que já demonstraram interesse em uma possível segunda edição do festival e também consultaram a Prefeitura a respeito de outros eventos gastronômicos na cidade, como o Festival Comida de Boteco.

Ainda de acordo  a Secretaria de Turismo, outro diferencial do festival foi o seu cardápio variado, com receitas diversificadas, com origem ou influência de inúmeros países, e preparadas para agradar a várias preferências. Conforme a Pasta, os pratos não ficaram no “arroz com feijão” e os chefs ousaram. No menu, havia massas, carnes, peixes, lanches e feijoadas, além de opções vegetarianas. Cozinha brasileira, argentina, mexicana, italiana, japonesa, americana, portuguesa e grega. Toda uma variedade de sabores e estilos à disposição do público em Atibaia.

A avaliação ficou por conta de uma equipe de profissionais especializados em culinária – composta por chef de cozinha, sommelier e nutricionista – que passou por uma capacitação antes do festival, com orientações sobre o mecanismo de avaliação dos pratos.

Durante o festival, os jurados visitaram os estabelecimentos participantes como “clientes ocultos” e provaram os pratos analisando quesitos como sabor, apresentação, originalidade, atendimento, limpeza e ambientação. Eles se identificavam somente ao final da refeição, de forma a garantir um julgamento justo e isento do que estava sendo servido.

Conforme a Secretaria de Turismo, a média das notas atribuídas pelos jurados aos estabelecimentos foi considerada bastante alta: 846 pontos de 1.000 possíveis para a avaliação. Segundo a Pasta, houve até o registro de uma nota máxima, comprovando que os pratos provados estiveram à prova de críticas, inclusive dos críticos de alta gastronomia.

Agora, a Prefeitura fará o reconhecimento à participação dos estabelecimentos no festival com a entrega de certificados. A ideia é enaltecer todo o empenho em torno do festival: a parceria firmada entre Poder Público e iniciativa privada; o comprometimento com a proposta do Executivo de estimular o setor gastronômico na cidade; e o trabalho realizado pelos participantes.

Além disso, a Administração Municipal entregará uma premiação simbólica aos três estabelecimentos que se destacaram no festival, responsáveis pelos pratos que receberam as notas mais altas segundo a avaliação dos jurados.

O “Festival Gastronômico Atibaia 2017” foi realizado pela Prefeitura da Estância de Atibaia e teve a coordenação da Secretaria de Turismo, com o objetivo de valorizar os estabelecimentos locais.

Festival Comida de Boteco

Vale lembrar que neste semestre acontece mais uma edição do Festival Comida de Boteco, previsto para outubro/novembro. O evento, que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, estará em sua quarta edição, portanto já consolidado no município.

Segundo a Secretaria de Turismo, diferentemente do “Gastronômico”, o “Comida de Boteco” é um festival cujo objetivo é oferecer aos moradores e turistas a oportunidade de conhecerem e degustarem um pouco da culinária própria de boteco, bastante característica em Atibaia. Dessa forma, os clientes dos estabelecimentos participantes têm a chance de experimentar diversas delícias, desde bebidas até petiscos, preparados especialmente por bares e restaurantes da cidade.