27.04.2018 às 08h

Governo de Atibaia anuncia investimentos para mais segurança pública no município

Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, canil e expansão
do número de câmeras da Muralha Digital são alguns deles

Durante a manhã de quarta-feira (25), o prefeito Saulo Pedroso de Souza, acompanhado do vice-prefeito, Emil Ono, visitou a sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e da COI – Central de Operações de Inteligência que, para oferecer mais segurança para todos, monitora os dados fornecidos pela Muralha Digital Sentry. Na ocasião, o prefeito também aproveitou para vistoriar as obras de reforma da sede da GCM e a construção do futuro canil municipal, que auxiliará o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI Atibaia – no combate e prevenção ao crime.

Durante a reunião na GCM, o chefe do executivo tratou sobre a necessidade da ampliação do número de câmeras que integram a Muralha Digital, para que cheguem a bairros mais afastados, a exemplo do Portão e Tanque, atendendo assim, também, a área rural.

Outro ponto importante para reforçar a segurança pública no município, discutido durante o encontro, é o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), passando dos atuais 65 guardas para 105, um incremento de 40 profissionais à corporação. Para auxiliar no combate e prevenção às drogas, a implantação do canil municipal, que já está em construção, tem expectativa de funcionamento até o final do primeiro semestre.

Ainda na destinação de recursos pelo município, a Prefeitura de Atibaia está viabilizando um hangar para que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) monte uma base estadual estratégica e que tenha um helicóptero para atender a demanda do município e o interior paulista.

O GGI Atibaia é formado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual e Corpo de Bombeiros. Ainda participam de alguns encontros do GGI representantes do Judiciário e do Ministério Público, a depender da pauta e do que será planejado. As reuniões do grupo acontecem a cada 15 dias, no Fórum Cidadania.  A próxima está agendada para o dia dois de maio.

A visita à GCM ainda contou com a participação dos secretários Lucas Cardoso (Segurança), Júlio Cuba (Serviços), Lincoln Xavier (Comunicação).