21.11.2017 às 16h

Jd. do Lago recebe limpeza e desassoreamento para evitar alagamentos

Objetivo das obras no lago do bairro é aumentar capacidade
de retenção da água das chuvas

Equipes de empresa contratada pela Prefeitura de Atibaia, sob o comando da Secretaria de Obras Públicas, deram início aos serviços para a retirada de areia e limpeza do lago do Jardim do Lago. Conforme a Pasta, o objetivo principal das obras é deixar a bacia mais profunda para aumentar a capacidade de armazenamento de água das chuvas ajudando a evitar ou minimizar alagamentos. Uma draga é utilizada pelos trabalhadores para o desassoreamento do leito do lago.

Os serviços para retirada dos sedimentos têm prazo de 90 dias para serem finalizados. Os recursos, estimados em R$ 446 mil, são provenientes do Fundo do Meio Ambiente Municipal. A estimativa é a de que sejam retirados do leito do lago cerca de 15 mil m³ de material. A autorização para realização do desassoreamento do lago do Jardim do Lago partiu do setor de Meio Ambiente da antiga SUMA, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura, atual Secretaria de Obras Públicas.

Os projetos de intervenção em outros lagos (Major, na Bacia do Córrego dos Pintos e Jardim Paulista, na Bacia do Córrego da Figueira), já foram realizados pela Prefeitura com recursos próprios. Conforme a Administração Municipal, paralelamente aos serviços de competência local, para execução desses projetos, continuam as tratativas com os governos do Estado e da União em busca de recursos para obras de maior impacto e grande magnitude para minimizar ou sanar a questão das inundações.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas fica na Avenida Santana, número 133 – Estância Lynce. Fone: (11) 4414-5400.