9.02.2018 às 10h

Muro do Jardim Brasil para conter alagamento está em andamento

Obra é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Atibaia;
o investimento é de R$ 199 mil

A construção de um muro de contenção no Jardim Brasil, medida que tem como objetivo proteger o bairro de alagamentos, tendo em vista que a diferença de altura entre as ruas Joviano Alvim e 27 de Junho, além das demais vias internas do bairro, faz com que as águas que descem de pontos mais elevadas do Centro e do transbordo do Córrego do Piqueri, sejam represadas no bairro, está em pleno andamento e dentro do cronograma estabelecido pela Prefeitura de Atibaia. No final do mês de janeiro deste ano, foi realizada a concretagem do muro de contenção.

Com 200 metros lineares e construído em concreto com acabamento em pedra, o muro, ao ser finalizado, terá altura de 80 centímetros em relação à Rua Dr. Joviano Alvim. A obra conta com investimento de recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 199 mil e está a cargo da empresa Solovia Engenharia e Construções Ltda. A próxima etapa do cronograma prevê abertura de vala e fundação de mais uma parte da construção.

A solução já havia sido apresentada aos moradores do Jardim Brasil em 2013 (Convênio nº 013/630/13 – que previa a realização de drenagem de águas pluviais e a construção de muro de contenção), mas à época, por meio de abaixo-assinado contendo 660 assinaturas dos moradores solicitando o cancelamento da construção do muro de contenção, a obra não foi executada, sendo feita a parte do projeto referente à drenagem.

A retomada dessa solução, no entanto, de construção do muro de contenção contra o transbordo do córrego do Piqueri, foi solicitada pelos moradores do bairro durante uma reunião com o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza e integrantes da Associação de Moradores do Jardim Brasil (Amojab), realizada no final de outubro do ano passado. No encontro, houve uma conversa sobre as intervenções já realizadas no bairro desde a enchente de 2011, como a readequação das tubulações de capacitação de águas pluviais na rua Brasília até nova galeria e a realização de aduela.

A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Atibaia fica na Avenida Santana, nº 133, Estância Lynce. O telefone de contato é o (11) 4414-5400.