24.04.18 às 15h

Encontro especial de turismo acontece neste domingo

Evento da programação de “Encontros Turísticos no Balneário”
será realizado das 7h às 17h, em todo o complexo do Centro de Convenções

Abril tem cinco domingos e isso significa que Atibaia terá um encontro especial de turismo, cultura e esporte neste final de semana! O evento da Prefeitura contará com diversas atividades para toda a família das 7h às 17h, no Balneário Municipal, Parque das Águas e Centro de Convenções.

O primeiro encontro especial da nova programação dos “Encontros Turísticos no Balneário” promoverá também aula de Tai Chi Chuan, roda aberta do projeto “Dançando pela Terra” e Dança Cigana. A segunda edição da Feira de Arte, Artesanato e Antiguidades de Atibaia também será realizada no mesmo dia e o público ainda poderá participar de um passeio de Drift Trike gratuitamente.

O encontro contará ainda com a barraca de alimentos e bebidas do Fundo Social de Solidariedade, além de barracas da feira de arte, foodbike e foodtruck. O evento tem o objetivo de integrar, promover e apresentar as atividades existentes na cidade nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer para os moradores ,visitantes e turistas de Atibaia.

Mais informações na Secretaria de Turismo pelo telefone (11) 4414-0400.

Confira a programação completa do evento:

Alongamento e Caminhada
7h às 9h – Balneário Municipal
Rota do Turista Caminhante (avenida Santana,San Fernando Valley, avenida Juca Peçanha, Centro de Convenções e Balneário)

Tai Chi Chuan (ATA Cultural) 
9h – Arena externa do Centro de Convenções

Roda Aberta Dançando pela Terra- Dança Circular
9h30 – Arena externa do Centro de Convenções

Encontro Mensal do Clube do Fusca de Atibaia, com Autos Antigos e Especiais de Atibaia e Região, Expo Motos e Cicloturismo Rural
9h às13h – Balneário Municipal
Passeio às 10h30 – Boulevard Takao Ono,Jardim do Lago, alameda Lucas Nogueira Garcez, Centro Histórico, Calçadão, Parque das Águas, Jardim Japonês e Balneário

Lazer na Rua e esportes de areia
9h às 13h – Quadra de areia do lago do Major

Drift Trike
9h-16h – Parque das Águas

Feira de Arte, Artesanato e Antiguidades de Atibaia
10h-17h – estacionamento do Centro de Convenções

Dança Cigana
11h30 – Arena externa do Centro de Convenções

Atividades artísticas
14h às 16h – Sede da ATA Cultural

24.04.18 às 11h

PAT Atibaia tem vagas para instalador de TV a Cabo

Processo seletivo acontece na próxima quinta-feira (26)

Uma boa notícia para quem procura uma vaga de emprego em Atibaia. A Prefeitura, por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, realiza, até a próxima quinta-feira (26), a intermediação de mão de obra para 17 vagas de emprego para Instalador de TV a Cabo. Para se candidatar a uma das vagas é preciso ter Ensino Médio completo e Carteira de Motorista para conduzir carro.

As vagas de empregos disponibilizadas pelo PAT Atibaia podem ser consultadas no site oficial da Prefeitura (www.atibaia.sp.gov.br), no link “Empregos e Cursos”, na página inicial.

O processo seletivo será na quinta-feira, 26 de abril, no PAT, às 10 horas. O endereço é Avenida da Saudade, número 287. O telefone para outras informações é o 4414-2072 ou 4414-2167. O PAT funciona das 8h30 às 16 horas.

23.04.18 às 12h

Estação Sesi de Cultura é inaugurada no Jardim Cerejeiras em Atibaia

Prefeitura viabilizou espaço cultural por meio da doação do terreno

Moradores do Jardim Cerejeiras e de bairros adjascentes, em Atibaia, ganharam, na última sexta-feira (20), a Estação Sesi-SP de Cultura, espaço que oferece diversas atividades culturais gratuitas à população, beneficiários da indústria e estudantes da cidade. A cerimônia de entrega da unidade de cultura, prestigiada por diversas autoridades da região, contou com a presença do prefeito Saulo Pedroso de Souza, acompanhado do vice-prefeito, Emil Ono, e do presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf. O terreno, onde foi construída a Estação, foi doado pela Prefeitura da Estância de Atibaia por meio de convênio assinado em 2014.

O equipamento conta com uma biblioteca, sala para audiovisual, gibiteca, computadores para navegação na internet e área de convivência, onde podem ser realizados shows, concertos, exposições e outras atividades artísticas.

Durante a inauguração, o prefeito Saulo Pedroso destacou a importância do novo equipamento cultural instalado em local em que tem sido dada prioridade, pelo Governo Municipal, para a realização de ações de infraestrutura e qualidade de vida. “A Estação Sesi de Cultura, gerenciada pelo Sesi, é mais uma oportunidade para o desenvolvimento dessa região da cidade, atendida pela Administração Municipal em diversas frentes”, destacou o prefeito.

Na ocasião, o prefeito também ofereceu à entidade, a possibilidade de cessão do terreno conhecido como “Campo do Jacaré” e que fica ao lado da Estação, com mais de sete mil m², para a construção e viabilização de equipamentos públicos que levem conhecimento e educação para a população.

Representantes de Piracaia, Joanópolis e Socorro, também presentes na cerimônia, assinaram convênio com o Sesi para o desenvolvimento de ações do Programa Atleta do Futuro, que estimula a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes em mais de 180 prefeituras conveniadas.

Além da população em geral, secretários municipais e outras autoridades, também estiveram presentes na inauguração do espaço cultural o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni Gonçalves e o diretor de Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug.

A Estação Sesi-SP de Cultura localiza-se na Rua da Meca, número 360, no Jardim Cerejeiras. O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e das 10h às 17h30 aos sábados.

20.04.18 às 15h

Fundo Social de Solidariedade promove a segunda edição do desafio Escola Solidária em Atibaia

Ação faz parte da Campanha do Agasalho 2018,
que já está em andamento no município, com mais de 40 pontos de arrecadação
para coleta de peças de vestuário e cobertores em boas condições

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Fundo Social de Solidariedade, está promovendo a segunda edição da Escola Solidária, desafio entre estudantes da rede pública municipal de ensino para arrecadação de peças de vestuário e cobertores em boas condições de uso para a Campanha do Agasalho 2018 em Atibaia. A iniciativa tem como objetivo incentivar a arrecadação desses itens entre alunos, por meio de uma gincana com prêmios, além de conscientizá-los sobre a importância do envolvimento em ações solidárias.

O desafio conta com a parceria da Secretaria de Educação e a adesão das escolas acontece de maneira voluntária. As unidades participantes este ano são: Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM; EMEF Estudante Nelson José Pedroso; EMEF Maria José Cintra dos Santos; EMEF Prefeito Gilberto Santana; EMEIF Prof. Francisco Silveira Bueno; EMEF Profª. Maria Helena Faria Ferraz; e EMEF Profª. Serafina de Luca Cherfen.

No dia 11 de maio está prevista a realização de um evento, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, marcando o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2018, que já está em andamento em Atibaia. Além disso, na ocasião as escolas farão apresentações com o tema solidariedade, valendo pontos para o desafio. Na sequência, haverá a divulgação dos resultados da Escola Solidária, momento em que serão anunciadas as três escolas com o maior número de peças arrecadadas no desafio, entrega de troféus simbólicos e de prêmios em reconhecimento ao gesto solidário praticado.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Cardoso, o desafio Escola Solidária se soma a outras ações em desenvolvimento no município pela Campanha do Agasalho 2018, unindo forças em prol daqueles que mais precisam na cidade. “Nossa proposta é ‘aquecer corações’ durante o período de inverno que se aproxima e, para isso, contamos com a ajuda da população. Além disso, o desafio busca estimular a iniciativa solidária nas crianças, demonstrando a elas o poder de transformação de atitudes solidárias, assim como a satisfação de fazer o bem ao próximo”, ressaltou. “O Fundo Social agradece desde já a todos que estão participando e, em especial, às escolas, seus profissionais, aos alunos e pais por esse belo gesto de solidariedade”, complementou.

A Campanha do Agasalho 2018 está em andamento em Atibaia e toda colaboração é bem-vinda, desde doações até a disponibilização como ponto de arrecadação. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (11) 4412-8220. Há mais de 40 pontos de arrecadação distribuídos por diversas regiões da cidade, inclusive a sede do Fundo Social (Av. Jerônimo de Camargo, nº 3.890, Parque das Nações).

Confira a relação dos pontos de arrecadação

1 – Colégio São Paulo
Av. Horácio Netto, 561 – Samambaia
2 – Doces Santa Edwirges
Rod. Fernão Dias, KM 44 – Rosário
3 – Big Boulevard
R. Alfredo André, 90
4 – Big Cerejeiras
Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, 1525
5 – Big Imperial
R. Japão, 37 – loja 05
6 – Big Centro
Empório Av. da Saudade, 61 – Centro
7 – Nagumo Cinema
Rua Lourenço Franco, 233 – Centro
8 – Nagumo Lucas
Estância Al. Lucas Nogueira Garces, 2827 – Vl. Giglio
9 – Associação dos Feirantes
Rua Tereza N. Barbosa, 70 – Alvinópolis
10 – Academia da Saúde
Rua da Liberdade, nº 375, Cerejeiras

11 – CCTI Alvinópolis
Praça Santo Antonio, 79 – Alvinópolis
12 – Escoteiros (Zanoni)
Av. Horácio Netto (Pq. Edmundo Zanoni)
13 – Polícia Militar
Rua Adolfo André, 1750
14 – Acia
Rua José Pires, 239 – Centro
15 – Acembra
Rua Dr. Eurico de Souza Pereira, 142 – Alvinópolis
16 – Dekra
Av. Jerônimo de Camargo, 2000
17 – Escola Carlos José Ribeiro
R. Adolfo André, 1640
18 – Baby King Berçário
Rua Pará, 78 – Jardim Paulista
19 – Escola Florêncio
Praça 3 Poderes, s/n – Centro
20 – Restaurante
7 Ervas Rua Ernesto Andrade Alves, 136 – Loanda

21 – 7 de Lucca
Rua Castro Fafe, 526 – Centro
22 – Terra Brasil
Av. Ernesto Andrade Alves, 41 – Ressaca
23 – Gabinete
Avenida Nove de Julho, 185, Centro
24 – Marcos Cabeleireiro
Rua João Pires, 467 – Centro
25 – Colégio Objetivo / Vila Viva
Av. Walter Engrácia de Oliveira, 86
26 – Escola Supera
Al. Lucas Nogueira Garces, 2000
27 – Cefi Alm. Lucas Nogueira Garces, 1928
28 – São João Tênis Clube
Praça Roberto Gomes Pedrosa, 38
29 – Paço Municipal
Protocolo PEA Av. da Saudade, 252 – Centro
30 – PAT
Avenida da Saudade, 287 – Centro

31 – Big Soccer
Ressaca Rua José Rodrigues da Cunha, 350 – Ressaca
32 – Big Soccer
Santana Av. Santana, 376 – Estância Lynce
33 – Souza Gás
Rua Eliseu Corradini, 1353 – Loanda
34 – AMHA Assistência Social
R. Pedro Cunha, 145
35 – Saae Atibaia
Praça Roberto Gomes Pedrosa, 11
36 – Paróquia Cristo Rei
Praça Santo Antônio, 79 – Alvinópolis
37 – Secretaria de Obras
Av. Santana, 133 – Estância Lynce
38 – Colégio Populus
Rua Dr. Eurico de Souza Pereira, 139 – Alvinópolis
39 – Nagumo Atacadão/Mixter
Av.Jerônimo de Camargo, 4905
40 – Moto Clube
Rua Santo Rosa, 15 – Alvinópolis

41 – Creche Irene Janussi Franco
R. Pedro Taco, s/nº – Parque das Nações
42 – Academia New Fitnees
Rua Com. Edson L. Rizzo, 383 – Jd. Cerejeiras
43 – Peng Lai Brasil
Av. Santana, 254 – sala 07 – Estância Lynce

20.04.18 às 14h

Atibaia registra metas já atendidas em apenas dois anos de Plano Municipal de Educação

Documento elaborado por Prefeitura e Conselho Municipal de Educação
prevê 20 metas para o município e tem vigência  até 2025;
Avaliação bianual foi apresentada à população em março

Nesta quinta-feira (19) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, e o vice-prefeito Emil Ono estiveram na sede da Secretaria de Educação, em reunião com a secretária Márcia Bernardes e os funcionários da Pasta. Durante o encontro, eles visitaram todos os setores da secretaria, conversaram com os profissionais e discutiram ações, demandas e próximas obras, como reformas em escolas municipais, construção do Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM 2 e das novas creches do Alvinópolis e do Tanque. Outro assunto abordado foi o Plano Municipal de Educação (PME) elaborado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Educação e que teve sua avaliação bianual apresentada à população no final de março.

O Plano Municipal de Educação (PME), implantado pela Lei nº 4.381/15, estipula metas a serem cumpridas no ensino municipal em um prazo de 10 anos, de 2015 a 2025 (período do atual PME de Atibaia). Com o término do primeiro biênio do plano em novembro de 2017, a Prefeitura realizou no último mês, em atendimento à legislação, a primeira avaliação das 20 metas propostas, e constatou resultados positivos já alcançados nos primeiros dois anos dos dez estabelecidos.

Entre as metas já atingidas está a “Meta 1: universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliação à oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PME”. Segundo a Secretaria de Educação, em relação ao atendimento às crianças de 4 a 5 anos, todos que buscam a rede pública hoje são atendidos. Já em relação ao atendimento de 0 a 3 anos houve uma ampliação significativa no número de unidades escolares e, atualmente, o atendimento é de 70% da demanda. Vale lembrar que essa demanda é organizada por meio do Sistema Central de Vagas e se refere ao período integral.

Outra meta já alcançada é a “Meta 2: universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PME”. De acordo com a Secretaria de Educação, na rede municipal, que atende alunos de 6 a 10 anos, há um acompanhamento, além de ações sistemáticas, para adequação da idade conforme a série, o que permitiu atingir as metas propostas. Em relação à esfera estadual, que atende alunos de 11 a 14 anos, o índice alcançado foi de 96,24%, portanto a meta foi atingida.

Também já foi cumprida a “Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PME, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%”. O atendimento no ensino médio é realizado pela rede estadual e todos os alunos que procuram uma escola na cidade são atendidos, portanto considera-se o atendimento universalizado.

A “Meta 17: valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PME” é outra que já foi atingida. No município, tanto na rede municipal quanto na estadual, o salário-base do professor está em conformidade com o piso nacional. Na rede municipal o professor recebe de acordo com sua jornada de trabalho semanal e o rendimento mensal está equiparado com os demais profissionais de escolaridade equivalente, portanto é possível considerar a meta como garantida.

A secretária Márcia Bernardes lembrou que os resultados positivos obtidos são fruto dos investimentos em educação realizados pela Prefeitura ao longo dos últimos anos. “Atibaia obteve destaque no IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira e alcançou a nota 7.0 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma nota projetada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para 2021. A cidade registrou a inauguração de 13 novas creches e do CIEM, reforma de dezenas de escolas, aplicação de recursos para implantação do período integral em diversas unidades, entre outras inúmeras ações. Tudo isso contribuiu para o cumprimento dessas metas em apenas dois anos”, ressaltou.

O prefeito afirmou que a Administração Municipal tem dado prioridade à educação em Atibaia. “Investir em educação vem sendo uma diretriz adotada pelo governo. Trata-se de uma estratégia de transformação de vida da população que tem se mostrado eficaz, afinal a educação do município está entre as 20 melhores do Brasil, sendo considerada modelo para cidades não só do Estado, mas de todo o país”, salientou. “O cenário é positivo e muito promissor, por isso continuaremos trabalhando para proporcionar ainda mais qualidade e alcançar estatísticas ainda melhores”, concluiu.

20.04.18 às 14h

Prefeitura de Atibaia inspeciona comércio após proibição definitiva de amianto no Brasil

Secretaria de Saúde vistoriou estabelecimentos comerciais do ramo de construção
em busca de produtos fabricados com a substância banida em todo o território nacional

O amianto, substância altamente prejudicial à saúde, foi definitivamente banido no Brasil em 2017, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade das leis estaduais que proíbem a comercialização de produtos fabricados com essa substância, entre elas a Lei nº 12.684/2007, do Governo do Estado de São Paulo.

Em Atibaia, entre os dias 2 e 13 de abril técnicos da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Sanitária realizaram inspeções em estabelecimentos comerciais do ramo de construção visando o cumprimento dessa lei estadual na cidade. A ação fez parte do “Programa VISAT – Amianto”, coordenado pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado, e foi responsável por 55 estabelecimentos inspecionados em Atibaia, sendo que em apenas um foram encontrados produtos com amianto.

Apesar de se tratar de programa coordenado pelo Centro de Vigilância Sanitária estadual, as inspeções estão sob responsabilidade dos municípios, que são os gestores do sistema de Vigilância Sanitária no âmbito de seus limites territoriais. Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária de Atibaia já havia realizado inspeções nos anos anteriores, quando as empresas receberam orientações e autuações sobre a proibição da venda de produtos com amianto no Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, as inspeções realizadas objetivam não apenas o cumprimento da lei, mas principalmente a preservação da saúde pública e do meio ambiente, uma vez que pessoas expostas continuamente ao amianto estão sujeitas ao desenvolvimento de câncer do pulmão, além de outras doenças, sobretudo problemas respiratórios. De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, 2400 óbitos registrados no país estão possivelmente relacionados à exposição ao amianto entre os anos de 2000 e 2010.

No próximo dia 24 de abril o Governo do Estado – Centro de Vigilância Sanitária promoverá o 3º Seminário Estadual sobre Amianto, na cidade de São Paulo, para avaliação das ações realizadas nos municípios e reflexão sobre o tema.

20.04.18 às 10h

Visita à Cidade do Livro, em São Paulo, é mais uma ação de incentivo à leitura do “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”

Prefeitura de Atibaia promoverá visitações com todas as turmas da Educação Infantil
da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 1.800 alunos

Mais de 1.800 alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados com visitas gratuitas à Cidade do Livro, em São Paulo, onde é possível vivenciar, de uma forma especial, o mundo da leitura. A primeira de uma série de visitas aconteceu no início desta semana, em uma ação que integra o “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”, da Prefeitura da Estância de Atibaia, e que teve como objetivo principal estimular o interesse pela leitura nos estudantes.

As visitas – financiadas pela Prefeitura, portanto sem custos aos familiares dos alunos – foram iniciadas pela Educação Infantil, com estudantes dos quintos anos da EMEI Florêncio Pires de Camargo e EMEF Profª Maria José Cintra Santos. Ao longo das próximas semanas a Secretaria de Educação promoverá novas visitas com as demais escolas.

Segundo a Secretaria de Educação de Atibaia, foi a primeira vez em que os alunos do Infantil V participaram desse passeio mágico, repleto de conhecimento e diversão, com mistérios e aventuras. Conforme a Pasta, a jornada é marcada por encantos e descobertas que despertam o interesse pelo livro e pela leitura do início ao fim, e consiste em uma experiência que antes era vivenciada apenas por alunos de escolas particulares, mas que hoje também é uma realidade para os alunos da rede municipal.

Fundada em 1997, a Cidade do Livro é uma iniciativa na área educacional que ajuda a formar, desde cedo, o hábito da leitura. Trata-se de um espaço cenográfico tematizado, localizado em São Paulo, no qual milhares de crianças se divertem todos os anos. Nos vários ambientes, distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.

20.04.18 às 09h

Centro de Convenções recebe exposição “Luz e Cores”

Mostra abre no dia 5 de maio, às 18h, com apresentação do projeto Mu-danças

Em maio, Atibaia receberá mais uma exposição artística, desta vez, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”. A mostra “Luz e Cores”, da artista Anna Maria Trunkl, terá abertura no próximo dia 5, às 18h, com apresentação da coreografia “Passagens”, do projeto Mu-danças.

A exposição “Luz e Cores” conta com, aproximadamente, 25 obras de pinturas à óleo que leva o público a uma contemplação romântica pelos tons que envolvem a natureza e pela luz que revela a sensibilidade da artista.

Anna M. Trunkl é paulistana e iniciou seu trabalho artístico na década de 80, tendo Alfredo Rocco como um de seus mestres. Participou de inúmeros salões de arte e exposições em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e conta com obras em diversos acervos, como o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Exposição Da Gente

A Prefeitura da Estância de Atibaia também reuniu 50 painéis de cantores, escritores, estudantes de artes, ilustradores, músicos e apreciadores da vida artística da cidade na Exposição Da Gente. A abertura aconteceu no dia 7 de abril e a mostra segue até o dia 2 de maio, no Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro – próximo à Igreja Matriz), que fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e de sábado e domingo, das 11h às 17h30.

 

Mais informações pelo telefone (11) 4412-3287 ou no próprio local.

19.04.18 às 18h

Atibaia sedia reunião regional da Undime-SP

Encontro contou com dirigentes de 72 municípios da região bragantina,
de Campinas e do Vale do Paraíba

Atibaia foi palco de uma ação importante na área de Educação nesta semana. O município sediou, na quarta-feira (18), no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, uma reunião regional, da seccional São Paulo, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono, da secretária de Educação e vice-presidente Regionais/Interior da Undime-SP, Márcia Bernardes, do presidente da Undime-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, entre outros membros da diretoria executiva da Undime-SP e dirigentes de 72 municípios da região bragantina, de Campinas e do Vale do Paraíba.

Entre as pautas da reunião estiveram: informes sobre programas em regime de colaboração com os governos federal e estadual; implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e construção de currículos; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e financiamento da Educação; CNPJ da Educação e compromissos do gestor; plano de carreira e remuneração; e orientação e assistência jurídica para esclarecimento de dúvidas dos municípios.

A secretária Márcia Bernardes destacou a importância dos debates para o fortalecimento do ensino público. “Foi um momento muito construtivo, em que refletimos, juntos, sobre os programas e ações para uma educação pública municipal de qualidade. O encontro também foi muito proveitoso como prévia para o 28º Fórum Estadual da Undime-SP, que será realizado em Barra Bonita-SP na próxima semana”, afirmou.

O vice-prefeito Emil Ono lembrou dos investimentos constantes do Poder Executivo em educação. “Atibaia vem dando prioridade a essa área ao longo dos últimos anos, destinando recursos expressivos para ampliação da rede municipal e para o aprimoramento na qualidade do ensino. Isso vem sendo uma diretriz do governo municipal e, sobretudo, uma estratégia de transformação de vida da população”, ressaltou.

19.04.18 às 15h

Governo apresenta em audiência pública proposta para construção de novos Estádio e Rodoviária municipais

Proposta é viabilizar os dois equipamentos por meio de uma Parceria Público-Privada,
sem que a Prefeitura faça aporte de recursos

Durante audiência pública realizada pela Prefeitura da Estância de Atibaia nesta quarta-feira (18), no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, a população de Atibaia pôde conhecer a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) construída pela Prefeitura no último ano para viabilizar a Construção de Arena Futebolística e do Terminal Rodoviário, às margens da Rodovia Fernão Dias, no Bairro Recreio Estoril.

De acordo com o projeto vencedor, o estádio de futebol deve ter capacidade de 10 mil pessoas, seguindo os padrões exigidos pela Federação Paulista de Futebol relativos à prática de futebol amador e profissional. Já o terminal rodoviário, anexo ao estádio, deve ter seis ou mais baias de embarque e desembarque, lojas para conveniência e venda de bilhetes. Além dos projetos, a empresa também apresentou modelo financeiro e operacional, e cumpriu todos os requisitos legais e jurídicos referentes ao projeto apresentado, a exemplo de obediência à Lei de Uso e Ocupação de Solo, ao Zoneamento Urbano Municipal, a Área de Proteção Ambiental – APA do Rio Atibaia e sua mancha de preservação.

 

Conheça o projeto apresentado durante a audiência pública

 

Ao iniciar a apresentação da proposta, o prefeito Saulo Pedroso de Souza fez uma cronologia das etapas cumpridas até chegar ao ponto da audiência pública, deixando clara a transparência adotada pelo Governo durante quase um ano de tramitação, com várias publicações na imprensa oficial, de atos e resultados. “Montamos todo esse processo de forma aberta e transparente. Temos a convicção de que estamos fazendo aquilo que é melhor para a cidade e é evidente que o apoio da cidade para nós é fundamental”, ressaltou.

Durante o processo para escolha da melhor proposta, quatro empresas apresentaram as petições por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto em julho de 2017. Após essa etapa, somente duas empresas apresentaram os estudos e projetos contemplados no Termo de Referência. Em outubro do ano passado o Comitê Avaliador criado pela Prefeitura fez um requerimento às duas empresas para que fossem feitos ajustes nos projetos apresentados, momento em que houve o interesse de somente uma delas – a THS Oliveira Empreendimentos, que em fevereiro de 2018 apresentou o projeto modificado.

Os estudos que viabilizam a permuta do Estádio Municipal Salvador Russani, situado no Alvinópolis, pelos dois novos equipamentos públicos foram analisados pelo Comitê Avaliador da Prefeitura, formado por representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico, Esportes e Lazer, Procuradoria Geral do Município e Administração. A PPP englobou estudo de viabilidade, confecção de projeto, gerenciamento de obra e a construção dos dois equipamentos. O atual estádio está avaliado em R$ 22.796.517,86 milhões e, na condição colocada pelo Governo, esse valor é o teto para a viabilização de ambos equipamentos no novo local e a realização da permuta. O valor total do investimento a ser feito pelo incorporador é de R$ 25.207.450,71 milhões.

Após a audiência pública, o Governo irá elaborar um Projeto de Lei a ser enviado à Câmara para apreciação e deliberação. Vencidas todas as etapas legais e após aprovação, a construção se dará, de acordo com o projeto, em 8 meses.

Além do público em geral e interessados no assunto, também participaram da audiência o vice-prefeito, Emil Ono, secretários municipais, vereadores, Erik Capodeferro – representante da empresa THS Oliveira Empreendimentos, membros de torcidas organizadas de times de Atibaia, como o Sport Clube Atibaia, e representantes e componentes da Liga Atibaiense de Futebol.