26.01.17 às 18h

Nova empresa de ônibus começa a operar no início de abril

Ônibus da empresa Sancetur terão a marca de identificação “Sou Atibaia”

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, assinou na quarta-feira, dia 25, o decreto de continuidade dos serviços de transporte coletivo (n.º 8130, de 25 de janeiro de 2017), possibilitando a transição da Viação Atibaia São Paulo para a nova empresa contratada, a Sancetur – Santa Cecília Turismo.

Os novos ônibus devem entrar em operação no início do mês de abril.

Os veículos serão identificados pela logomarca “SOU ATIBAIA” – referência ao nome do novo sistema de transporte urbano, “Sistema de Ônibus Urbano de Atibaia”.

A Sancetur foi contratada de forma “emergencial” pelo prazo de 180 dias. A tarifa de ônibus será de R$3,60 (três reais e sessenta centavos), R$ 0,10 mais barato do que a tarifa adotada até então.

De acordo com o decreto, a atual operadora do sistema de transporte coletivo, a Viação Atibaia São Paulo, deverá garantir a continuidade da prestação do serviço até o dia imediatamente anterior à data de início da operação comercial pela nova empresa concessionária do serviço.

Entenda o caso

A empresa Viação Atibaia São Paulo Ltda assumiu a responsabilidade pelo transporte público coletivo urbano de Atibaia em meados de 1980, operando com contrato emergencial em certos períodos e como vencedora da concorrência pública nos últimos tempos.

O último contrato de concessão teve início em julho de 2006, com prazo de dez anos, expirando em julho de 2016.

Nos termos do edital da licitação a empresa poderia renovar o contrato por mais 10 anos e continuar a operar o sistema de transporte até 2026, mas não houve consenso entre a empresa e a Prefeitura e o contrato não foi renovado, porém a Viação Atibaia ainda continuou prestando os serviços de transporte amparada em ordem judicial expedida em caráter liminar, que foi revogada recentemente.

Para evitar interrupção dos serviços a Prefeitura abriu processo para contratação emergencial de outra empresa, sendo habilitada a Sancetur.

A Administração Municipal deverá concluir com brevidade os ajustes técnicos determinados no ano passado pelo Tribunal de Contas e abrir novo processo licitatório para contratação definitiva de nova empresa concessionária responsável pela operacionalização do sistema nos próximos dez ou vinte anos.

Saiba mais:

Confira as principais dúvidas sobre a nova empresa de ônibus

Processo nº 22667/2016 – DECRETO N.º 8130 – de 25 de janeiro de 2017 – Imprensa Oficial, página 09

Nova empresa poderá assumir transporte público da cidade

 

26.01.17 às 17h

Turnê “Aquelas Coisas Todas” chega a Atibaia neste domingo

Apresentação será às 10h, no Coreto Silvio Caldas, na Praça do Mercado

Atibaia recebe neste domingo, dia 29 de janeiro, o Show “Aquelas Coisas Todas”, com Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato.

A apresentação será realizada a partir das 10h, no Coreto Silvio Caldas (Praça Aprígio de Toledo), Centro.

“Aquelas Coisas Todas” é o nome do mais recente álbum da cantora Izabel Padovani e do baixista Ronaldo Saggiorato.

O show é gratuito e faz parte da turnê que o duo está fazendo pela região do Circuito das Águas, resultado do projeto contemplado no edital de música do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Em Atibaia, o espetáculo conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos.

Nesse trabalho, a riqueza da canção brasileira é valorizada por meio de um passeio por gêneros como chamamé, samba, baião e frevo e da visita a compositores consagrados como Guinga, Tom Jobim, José Miguel Wisnik, Luís Tatit, Rosa Passos, Luhli e Joésia Ramos. Além de Toninho Horta, com a música instrumental que dá nome ao CD.

O repertório também traz canções de novos compositores como Chico Saraiva e Alegre Corrêa. Ao todo, são 13 faixas que compõem esse álbum, que marca os 16 anos de parceria entre Izabel e Ronaldo.

Sobre os Músicos

Os músicos Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato possuem uma larga trajetória musical, viveram por uma década em Viena e, em 2005, retornaram ao Brasil. Izabel Padovani tem cinco CDs gravados e já subiu ao palco com músicos como Nelson Ayres, André Marques, Dante Ozetti, Nenê, Mané Silveira, Benjamin Taubkin, Alessandro Kramer, Guinha Ramires, Trio Curupira, Oficina de Cordas de Campinas, Oficina de Sopros de Curitiba, Marcelo Onofri, Thomas Kugi, Thomas Gansch, Alegre Corrêa, entre outros.

Ronaldo Saggiorato tem dois CDs de composição gravados e participação em dezenas de CDs com artistas como Renato Borguetti, Letieres Leite, Vitor Ramil, Alegre Corrêa, Dante Ozzetti, Guinha Ramires, Mohamed Mounir, Sandra Pires, Elias Meiri, Timna Brauer, Fernando Paiva, Pedro Tagliani, Marcio Tubino, Marcelo Onofri, Alessandro Kramer, entre muitos outros.

Na trajetória dos músicos destaca-se a participação no projeto Duos Brasileiros, em 2011, em comemoração aos 30 anos do Unimúsica da UFGRS, ao lado de Monica Salmaso, Teco Cardoso, Ná Ozzetti e André Mehmari.

O primeiro CD do duo, Tons bass&voice, foi lançado em 2005 e recebeu a indicação para o Prêmio da Crítica Schallplattenkritik na Alemanha. No mesmo ano, Izabel Padovani venceu o Prêmio Visa de Música.

Serviço:
Show Aquelas Coisas Todas
Dia: 29/01/2017
Horário: 10 horas
Local: Praça Aprígio de Toledo, Coreto Silvio Caldas, Centro – Atibaia/SP

26.01.17 às 12h

Coleta de lixo em alguns bairros foi prejudicada pelas chuvas mas já está se normalizando

Para minimizar problema, veículos de pequeno porte realizaram a coleta;
SAAE  já notificou empresa prestadora do serviço

As fortes chuvas causaram transtornos em diversos setores e prejudicaram alguns serviços públicos na cidade, entre eles a coleta de lixo.

O serviço está sendo normalizado aos poucos, conforme as chuvas vão diminuindo, mas no início da semana algumas regiões ficaram sem a coleta domiciliar devido às restrições de acesso aos bairros.

Em alguns casos, os caminhões só conseguiram passar pelas ruas principais, em outros ficaram impossibilitados de entrar nos logradouros.

Para minimizar o problema, veículos de pequeno porte (em substituição aos caminhões) realizaram a coleta em alguns desses locais, porém, devido à sua pequena capacidade de armazenamento, o lixo acabou se acumulando em alguns bairros.

A SAAE informa que já notificou a empresa prestadora do serviço, Construrban, quanto ao atraso nas coletas e está acompanhando todas as medidas que estão sendo tomadas pela empresa a fim de normalizar a coleta no município.

Os bairros mais afetados, no momento, são: Maracanã, Sul Brasil, Colina Verde, Ponte Alta, Chácaras Brasil, São Fernando Valley, Vale das Pedras e São Bento.

Nos demais bairros as coletas seletiva e domiciliar continuam normalmente.

Colaboração

A Prefeitura e SAAE contam com a colaboração de toda a população para manter a cidade limpa, descartando o lixo nos locais adequados.

É importante que as pessoas evitem jogar sujeira na rua e descartar materiais inservíveis em terrenos baldios ou áreas públicas inapropriadas.

Somente com a colaboração de todos podemos manter limpas as galerias de água, bueiros e demais sistemas de drenagem, assim como córregos e até mesmo o Rio Atibaia.

Coleta seletiva

Atibaia conta com coleta seletiva de lixo, que é o recolhimento de materiais reciclados, previamente separados nas casas ou outras fontes geradoras.

O material reciclável é aquele que pode ser reutilizado no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas, como papel, plástico, vidro e metal.

Se o seu bairro ainda não foi contemplado, aguarde, pois neste ano a coleta seletiva será expandida para 100% da área urbana do município.

Dias e horários da coleta seletiva

Terça-feira, das 7h30 às 18h: Jd. do Lago, Arco Íris e Flamboyant.

Quarta-feira, das 7h30 às 18h: Jd. Floresta, Centro, Vila Helena, Estância, Vila Giglio, Jd. Nova Aclimação, Jd. dos Pinheiros, Morumbi, Jd. Ipê, Atibaia Jardim, Alvinópolis, Beiral das Pedras, Gardênia, 3º Centenário, Jd. Tapajós, Jd. Itaperi, Jd. Roseli, Jd. Siriema, Jd. Sumaré, Loanda, Parque das Nações, Parque dos Coqueiros, Ponte, São Nicolau, Sta Luzia, Vila Mira, Vila Romero, Vila Santista e Vila Thaís, Cidade Satélite e Dona Carmela.

Quinta-feira, das 7h30 às 18h: Jd. Paulista, Jd. Maristela II, Vila Léa, Jd. das Flores, Jd. Santa Bárbara, Jd. Jaraguá, Jd. Paulista – Gleba C, Jd. Eneide, Vila Olga, Vila Petrópolis, Jd. Maristela, Recreio Maristela, Retiro das Fontes, Chácaras Itapetinga e Vila Silena.

Sexta-feira, das 7h30 às 18h: Jd. Alvinópolis e Planalto Atibaia.

Sábado, das 7h30 às 18h: Samambaia, Vila Junqueira, Vila Maria, Vila Massoni, Vila Neto, Vila Rica, Sila Salles, Alvinópolis II, Recreio Estoril, CTB, Jd. Brasil, Jerônimo de Camargo e Vila Aparecida.

26.01.17 às 12h

Laboratório Municipal tem desempenho “excelente” pelo 4º ano consecutivo

São realizados mais de 200 tipos de exames diferentes,
numa média de 35 mil procedimentos por mês

O Laboratório Municipal mais uma vez se destacou por seu trabalho, já considerado referência entre os municípios da região.

Pelo quarto ano consecutivo recebeu o certificado de desempenho “excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, ligado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O laboratório atende a rede municipal de saúde há 30 anos e nos últimos cinco anos está inscrito nesse programa de controle de qualidade externo.

Amostras são enviadas para análise e avaliação da qualidade analítica, resultando na acreditação do sistema de gestão de qualidade nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia Básica, Parasitologia Básica e Urinálise Básica.

O PNCQ é um controle externo de qualidade obrigatório previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno.

O Laboratório Municipal conta com gerente, cinco farmacêuticos/ bioquímicos, três técnicos de laboratório e quatro auxiliares de laboratório, além de um recepcionista, quatro funcionários administrativos e uma funcionária de limpeza.

O município conta com 21 unidades de coleta e motoristas que transportam o material das unidades até o laboratório.

De acordo com o gerente da Divisão de Serviços em Análises Clínicas, Dr. Edson Vizgaudis, o laboratório realiza mais de 200 tipos de exames diferentes, numa média de 35 mil exames por mês.

Os exames realizados no laboratório municipal levam, no máximo, cinco dias para retornar às unidades de saúde, sendo que as unidades que possuem internet fazem o acesso online dos resultados no mesmo dia da coleta e, em alguns casos, até mesmo em poucas horas.

Os exames realizados através dos laboratórios de apoio HUSF, IAL e outros, de média e alta complexidade (hormônios e sorologias), levam no máximo 10 dias para retornar até a unidade requisitante.

Para a Administração Municipal, os bons resultados são fruto do bom andamento e empenho de toda a equipe e do planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Saúde, aliados à aquisição de equipamentos de última geração com assistência técnica certificada de reagentes de excelente qualidade.

Destaque também para o serviço de coleta do material biológico realizado pelas unidades de saúde, o trabalho do corpo técnico/administrativo do laboratório e o sistema de gerenciamento laboratorial que integra o laboratório a todas as unidades com acesso à internet.

A Prefeitura pretende, para este e o próximo ano, implantar equipamento automatizado para dosagens hormonais e sorológicas, realizar reformas na unidade para melhorar ainda mais o atendimento e estender a rede de informática para que os laudos cheguem de forma mais rápida as unidades mais distantes, além de contratar funcionários para atender a crescente demanda, com objetivo de manter a qualidade hoje existente.

 

25.01.17 às 22h

Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem novo presidente

Presidente eleito foi Maurílio dos Santos, cujo mandado segue até 2020

Na noite da última quarta-feira, dia 25, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma reunião com os conselheiros municipais de diversos bairros da cidade e representantes de diversos segmentos para a eleição da nova presidência do Conselho Municipal de Saúde. O novo presidente eleito foi Maurílio dos Santos, cujo mandado segue até 2020.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, com o objetivo de propor estratégias, controlar a execução das políticas de saúde e efetivar a participação da comunidade na gestão do Sistema. Possui caráter permanente e deliberativo, com funções normativas, fiscalizadora e consultiva.

Uma das partes do conselho é formada pelos representantes do governo, trabalhadores de saúde e prestadores públicos e privados conveniados/contratados para prestação de serviços de saúde e a outra parte formada por representantes de usuários.

A estrutura básica do Conselho Municipal de Saúde é constituída por um Colegiado Pleno, composto pelo conjunto de conselheiros; e uma Secretaria Executiva, composta por membros da Secretaria de Saúde e do próprio CMS, com apoio técnico e administrativo de profissionais ligados às entidades integrantes.

Dentre as diversas atividades, a cada quadrimestre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde de Atibaia também promovem a Audiência Pública da Saúde, quando são apresentados os demonstrativos da aplicação financeira, bem como a produção de serviços e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no período.

A participação nesses encontros é aberta a todo e qualquer cidadão, bem como a associações, conselhos e classes representativas da população.

25.01.17 às 17h

Equipes de manutenção de estradas trabalham em diferentes bairros

Cronograma de serviços continua e novos bairros devem ser contemplados
no decorrer das semanas

Equipes de manutenção de estradas estão espalhadas pela cidade para atendimento a uma série de demandas.

As últimas chuvas comprometeram a condição de estradas de terra de Atibaia, em diferentes bairros, e o trabalho de recuperação das vias está em andamento diariamente, a pedido do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, que, em reunião sobre as ações de atendimento às famílias atingidas pelos alagamentos, na última segunda-feira (23), reforçou também a importância de se manter as estradas em boas condições de trafegabilidade.

Entre os bairros que estão recebendo os serviços, neste momento, estão Boa Vista, Maristela, Jardim Suely, Usina, Imperial, Parque Real, Cachoeira, Guaxinduva, Sul Brasil, São Roque, Laranjal, Ponte Alta, Itapetinga, Tanque, Parque das Nações, Estoril, Portão, Rio Abaixo e Rio Acima.

O cronograma de serviços continua e novos bairros devem ser contemplados no decorrer das semanas.

Prefeitura trabalha para atender vítimas das fortes chuvas

25.01.17 às 16h

Ouvidoria Municipal terá sistema online de gerenciamento de demandas

Ferramenta interligará setores da Administração, que serão acionados de forma imediata sobre solicitações da população

Na manhã de hoje (25) foi apresentado ao prefeito Saulo Pedroso de Souza, no Gabinete da Prefeitura da Estância de Atibaia, projeto de sistema online de gerenciamento de demandas pela Ouvidoria Municipal.

A proposta apresentada busca reduzir a burocracia de procedimentos no Poder Público, aumentar a participação da população estimulando a interatividade e garantir ainda mais transparência aos atos municipais.

Segundo o projeto, o sistema da Ouvidoria prevê uma interface com o usuário (munícipe) via internet, com link de acesso a ser disponibilizado no site da Prefeitura.

Com essa ferramenta será possível esclarecer dúvidas frequentes, enviar sugestões, críticas ou elogios e protocolar a indicação de serviços necessários pela cidade via Ouvidoria Municipal.

A proposta é que o sistema da Ouvidoria funcione de forma interligada entre os diversos setores da Administração Municipal, que serão acionados imediatamente sobre determinada demanda, por e-mail e por notificação do próprio sistema.

O munícipe ainda poderá acompanhar o andamento dos serviços pela plataforma da Ouvidoria, recebendo um feedback da demanda protocolada.

Para protocolar uma demanda na Ouvidoria o munícipe terá que realizar um cadastro prévio, com identificação via CPF.

Em cada acesso ao sistema da Ouvidoria o usuário ainda deverá efetuar uma validação das informações cadastradas, garantindo a atualização constante da base de dados do sistema.

Também está prevista uma opção para o usuário protocolar demandas na Ouvidoria de forma sigilosa, ou seja, com os dados pessoais omitidos na tramitação.

A expectativa da Prefeitura é de que o sistema online da ouvidoria entre em operação em março/abril deste ano.

Em uma segunda etapa da implantação, também está previsto o protocolo de demandas pelo celular, por meio de um aplicativo (APP) do sistema da Ouvidoria Municipal.

Pelo APP, o usuário teria a oportunidade de encaminhar vídeos e fotos à Prefeitura diretamente do celular.

25.01.17 às 12h

Trabalho de pavimentação e manutenção de vias na cidade continua

Asfalto e manutenção – A Prefeitura da Estância de Atibaia continua o trabalho de pavimentação e manutenção de vias na cidade.

Na Ressaca, a Rua Zilda Aparecida Silveira recebeu, em novembro passado, asfalto pago com recursos próprios da Prefeitura.

 

A Administração pleiteia liberação de verba junto à Caixa Econômica para pavimentação da Rua José Rodrigues da Cunha, que nesta semana recebeu manutenção após a sequência de chuvas.

25.01.17 às 11h

Sorteadas entidades interessadas em explorar barracas de produtos no Carnaval

Todo o processo é gratuito, sem taxas para os participantes;

Resultado do sorteio será publicado, em breve, na Imprensa Oficial

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou na noite de terça-feira (24), sorteio das entidades interessadas na exploração de barracas de produtos alimentícios durante as festividades do Carnaval 2017 em Atibaia. São 45 barracas disponíveis.

Participaram do processo de seleção, no Centro de Convenções e Eventos, 31 entidades de cunho cultural, esportivo e assistencial. Os interessados realizaram cadastro gratuito diretamente no Setor de Protocolo da Prefeitura, na Av. da Saudade.

Todo o processo é gratuito, sem taxas para os participantes.

O resultado do sorteio será publicado, em breve, na Imprensa Oficial do Município.

O edital completo pode ser consultado na edição nº 1850 da Imprensa Oficial da Estância de Atibaia, de 7 de janeiro de 2017 (sábado).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura e Eventos: (11) 4412-3287.

Carnaval 2017: publicado edital para entidades interessadas em explorar barracas

24.01.17 às 07h

Oficina sobre formalização de empresas acontece nesta quinta

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae-SP promovem na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro, a oficina “Começar Bem: Formalização”.

O evento, aberto à população, será realizado a partir das 9h, na unidade do “SEBRAE Aqui” de Atibaia.

Durante o encontro, os participantes irão conhecer o passo a passo para formalizar os diversos tipos de empresas, de uma forma simples, sem complicações. Eles também poderão esclarecer dúvidas sobre como legalizar o seu próprio negócio, além de saber quais são os direitos e obrigações da empresa.

A unidade do “SEBRAE Aqui” de Atibaia fica no prédio do “Ganha Tempo”, localizado na Avenida Brigadeiro José Vicente Faria Lima, nº 345, Centro.

Mais informações pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo e-mail sebraeaquiatibaia@gmail.com .