11.10.2017 às 14h

Outubro Rosa: Prefeitura distribui laços rosa da campanha de prevenção ao câncer de mama

Objetivo é mobilizar a população para a prevenção do
câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce

O rosa é associado ao universo feminino e é considerado a cor do amor e um símbolo do coração. Somando tudo isso, a cor também se tornou referência ao mês da conscientização mundial sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. Para reforçar ainda mais a campanha de prevenção à doença no município, a Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância de Atibaia, está realizando a distribuição de laços rosa.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Isso se deve especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de informar às mulheres sobre as estatísticas acerca do câncer de mama e alertá-las sobre as formar de prevenção e diagnóstico precoce. Além de fazer a mamografia anualmente, manter uma vida saudável e realizar o autoexame regularmente são as principais maneiras de se prevenir.

Ter uma vida saudável é uma receita certa para prevenir o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 30% dos casos da doença podem ser evitados com bons hábitos, como prática regular de atividade física, alimentação saudável, controle de peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

As próprias pacientes descobrem o câncer de mama em 66% dos casos, por meio do autoexame e da observação das mudanças no corpo. Ao notar alguma alteração na mama, as mulheres devem procurar orientação médica, quanto mais cedo a doença é descoberta, maior é o sucesso no tratamento. Em média, 88% das pacientes sobrevivem quando o câncer é diagnosticado no primeiro estágio.

Os laços rosa começaram a ser distribuídos no último dia 6, na 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Prefeitura, e também já foram entregues à população no Prefeitura no Bairro da Usina, no último dia 7. Os laços serão distribuídos também nas rodas de conversa do Programa Bem-Estar Mulher e demais ações da Prefeitura durante todo o mês de outubro.