12.01.2018 às 09h

“Pancadões” preocupam e são tema de reunião do GGI Atibaia

Prática é irregular e pais devem estar atentos à participação
dos filhos nesses eventos ilegais

Os chamados “pancadões”, “rolezinhos”, “fluxos de rua” ou simplesmente “bailes”, onde grupos de pessoas, normalmente compostos por jovens e adolescentes, coordenados e impelidos por meio de redes sociais, realizam encontros com centenas de integrantes para a prática de “festas” com música alta e por vezes regadas a muita bebida alcoólica e com a presença de menores de idade, em pontos públicos e até mesmo particulares da cidade, foram pauta da primeira reunião de 2018 do GGI – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, realizada na última quarta-feira (10) no Fórum Cidadania, sede do gabinete do Prefeito de Atibaia.

O GGI Atibaia, que reúne-se a cada 15 dias, traçou estratégias para coibir essa prática na cidade, com ações preventivas e de alerta quanto aos riscos da realização e participação de jovens e menores nesses eventos ilegais.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Atibaia, Lucas Cardoso, mesmo com as forças de segurança da cidade em alerta, pais ou responsáveis devem se conscientizar e não permitir que seus filhos participem dos “pancadões”. “O mais importante é o entendimento, a conversa com as crianças e os filhos, jovens e adolescentes, sobre os riscos da participação em eventos irregulares, como o evitado recentemente pelo GGI Atibaia, onde até mesmo crimes são registrados”, disse.

Além da falta de autorização para a realização e eventos desse tipo, o secretário também destaca que a perturbação da ordem pública e do sossego, além da presença de drogas, são preocupantes, por isso o alerta para que pais e responsáveis orientem seus filhos a evitarem a presença nesse tipo de “festa”.

Na primeira semana do ano, uma ação do GGI Atibaia, entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil, impediu a realização de um “pancadão” na cidade. Na ocasião, além da presença de menores e consumo de bebida alcoólica e drogas, um boletim de ocorrência de crime de estupro, foi registrado pela polícia.

Na reunião, outros assuntos também fizeram parte da pauta. Operação Carnaval e táticas para o combate e prevenção ao crime em ações futuras do GGI Atibaia foram discutidas.

A Guarda Civil Municipal fica na Rua Adolfo André, nº 1792, Vila Rica. Os telefones de contato com a GCM Atibaia são: 153 e 4413-0127.