11.10.2017 às 18h

Pelo 2º ano, Atibaia está entre melhores cidades para se investir

Cidade aparece novamente no ranking divulgado pela revista Exame

Atibaia figura entre as 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes do Brasil para se investir em negócios. Os dados foram publicados no dia 11 de outubro na edição nº 1.147 da Revista Exame, a partir de estudo feito pela consultoria Urban Systems, especializada em inteligência de mercado. A cidade ocupa a 90ª posição. Para compilar o ranking foram analisados 28 indicadores, entre eles, crescimento do Produto Interno Bruto, diversidade econômica, crescimento empresarial, desenvolvimento social, capital humano e infraestrutura.

Apesar da perda de algumas posições em relação ao ano anterior, a média subiu de 7,89 (2016) para 9,26 (2017). A permanência de Atibaia no ranking, aliás, pode ser explicado pelo atual cenário em que a cidade se encontra. De acordo com o IDFM – Índice Firjan, a cidade é a 29ª mais desenvolvida do País. Em outro estudo apresentado na edição 2017 do Connected Smart Cities mostra que Atibaia está em 23º no Ranking de Governança, amparada por boas ações públicas e por um bom gerenciamento de despesas, com investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento de uma cidade inteligente.

O PIB de Atibaia também corrobora os dados divulgados pela Revista Exame. A cidade cresceu 9% em 2013, passando de R$ 4,3 bilhões para R$ 4,7 bilhões. Em 2014, houve novo crescimento, desta vez de 15%, elevando o PIB do município de R$ 4,7 bilhões para R$ 5,4 bilhões (as estatísticas de 2015 e 2016 ainda não foram publicadas). A porcentagem de crescimento do PIB de Atibaia ficou acima da média de crescimento dos PIBs no Estado de São Paulo, maior do país em números absolutos.

Apesar de a crise econômica ter freado o avanço econômico da maioria dos municípios do País, Atibaia tem conseguido se manter praticamente imune aos seus efeitos. Para se ter ideia, a cidade teve mais uma vez saldo positivo na geração de empregos, repetindo em agosto o aumento já registrado no mês anterior. Os números, divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam 1.203 admissões contra 1.115 desligamentos, com saldo “azul” em 88 vagas. Em julho este índice foi de 179 contratações. Além do aumento de vagas, que deve ganhar ainda mais ofertas a partir de outubro, a cidade registrou o menor número de demissões desde janeiro.

Programas profissionalizantes como o CapacitAção, que já formou cerca de 17 mil pessoas desde 2013, também colaboram para que novas pessoas ingressem no mercado de trabalho.

O município também apresenta boa avaliação na área da Educação, que tem nota acima de 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Governo Federal, bem acima da média nacional – sem contar as 14 creches inauguradas pela atual gestão. Na área de infraestrutura, o Poder Executivo já levou pavimentação a mais de 30 bairros da cidade, executando mais de 500 mil², o que representa cerca de 80 quilômetros de asfalto, fator que cria ou aumenta as oportunidades em áreas antes “esquecidas”.

Na parte de desenvolvimento humano também não é diferente. Já são mais de 1.600 famílias beneficiadas com moradias, grande parte delas vinda de áreas de risco, o que tem aumentado a qualidade de vida da população de maneira generalizada.

Na área da saúde, a Prefeitura vem promovendo melhorias significativas reestruturando o atendimento na Atenção Básica e especialidades, sempre seguindo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. A maioria das instalações da Saúde já passou por processo de revitalização. O Laboratório Municipal também se destaca: recebeu pelo quarto ano consecutivo o certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, com o desempenho “excelente”.

Incentivo

Para manter o crescimento em alta, a Prefeitura da Estância de Atibaia lançou nesta semana a campanha “Conheça Atibaia, vem crescer com a gente”. O conceito da ação é divulgar a cidade, suas riquezas, a qualidade de vida e seu potencial econômico e turístico. Com essas características, o objetivo é atingir empresários que queiram investir e aproveitar as leis de incentivo da cidade e turistas que desejam conhecer e desfrutar das opções que o município tem.

A campanha será a nível estadual, com inserções nos maiores veículos de comunicação do país.