Contribuições
Contribuição dos alunos da Universidade Federal do ABC – UFABC
Disponibilizamos neste espaço oito trabalhos de alunos da Universidade Federal do ABC – UFABC envolvendo questões pertinentes ao Plano Diretor de Atibaia, gentilmente cedidos pelos mesmos como contribuição ao processo de revisão e atualização. Contribuição essa que fortalece o processo participativo.
Agradecemos à Universidade e alunos pela participação.
Disponibilizamos, abaixo, as apresentações feitas pelos participantes durante as reuniões de Leitura Comunitária já realizadas. A apresentação da Prefeitura e os vídeos das reuniões estão disponíveis no item “Leitura Comunitária” deste site, onde constam as contribuições feitas oralmente pelos munícipes
Acompanhei algumas das reuniões publicas da agenda e verifiquei muitas ideias boas para nortear o plano diretor, porem acredito que algumas ficaram faltando.
Por isso deixo aqui o registro e estou encaminhando para o email de contato alguns artigos para embasamento.
Para contribuir com o atingimento dos objetivos da Agenda 2030:
Acredito que Atibaia poderia ser a pioneira em adotar Prédios Públicos com Certificação Ambiental LEED ou outra equivalente, principalmente para os Novos Prédios e adotando de início para prédios educacionais para que junto da educação acrescente a conscientização sobre as questões ambientais, os demais prédios podem ser certificados progressivamente.
Outra proposta é parecida ao IPTU Verde já proposto, seria o mapeamento das áreas que necessitam de arborização e para viabilizar o plantio, criar o SELO VERDE MUNICIPAL, onde o “Comércio local” e contribuintes ao preencher uma calculadora online de pegada ecológica é calculado quantas arvores precisaria plantar para amenizar a sua pegada ecológica em emissão de CO2, isso seria convertido em valores correspondente ao custo do plantio, alem de viabilizar o plantio, o comercio certificado ganha um diferencial.
Prezado Peter, bom dia.
Recebemos o seu e-mail e agradecemos pela sua participação e valiosa contribuição ao processo de revisão e atualização do Plano Diretor, com o material que enviou.
Todas as propostas recebidas estão sendo avaliadas pela equipe técnica da Comissão para Revisão e Atualização do Plano Diretor.
Muito obrigada!
Att,
Comissão de Coordenação
Água encabada e esgoto , esperando a 25 anos e nada.
Prezado Antônio Ricardo, bom dia.
Favor informar em que bairro está localizado a sua residência.
Obrigada!
Att,
Comissão de Coordenação
Precisamos de água encantada e esgoto.
Prezado Antônio Ricardo, boa tarde.
Paralelamente ao processo de revisão do Plano Diretor, o município estará realizando também a atualização do Plano Municipal de Saneamento, que consiste na elaboração de estudos técnicos específicos e sistematização de um planejamento detalhado de melhorias para a cidade na questão do saneamento. As diretrizes propostas pela Prefeitura no Plano Diretor também preveem instalação de infraestrutura de Saneamento Básico na Macrozona Urbana, com a expansão do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.
Acesse o conteúdo do material disponibilizado pela Prefeitura na aba “Leitura Comunitária/Reuniões Públicas” deste site para conhecer mais sobre as propostas.
Continuamos à disposição para mais informações.
Att,
Comissão de Coordenação
Trata de envolver e sensibilizar aos estabelecimentos que vendem material de construção destinado em zonas rurais no sentido de :
1 – Informar ao cliente sobre o crime ambiental em descartar em local irregular as sobras de materiais não utilizados.
2 – Incluir nas compras de materiais básicos , embalagens própria para descarte de material de construção.
3 – Destinar área para recebimento/acondicionamento no local do estabelecimento vendedor para concentrar os volumes para retirada por parte da Prefeitura do Município.
Todas as essas Reuniões deveriam ser divulgadas para todos Participarem , a vdd é que nosso bairro esta Esquecido por todos
Prezada Andreia, bom dia.
Todas as reuniões estão sendo divulgadas nos veículos oficiais da Prefeitura (facebook e site) e nos jornais da cidade, por meio de folders, outdoor e, inclusive, na TV Vanguarda.
Aqui no site a agenda de reuniões está completa.
Agradecemos a sua contribuição e esperamos você nas reuniões!
Att,
Comissão de Coordenação
Srs. Boa tarde
Gostaria de saber se vai haver alguma reunião da prefeitura com os moradores do bairro Maracanã neste ano?
Agradeço um retorno por favor.
Boa tarde, Mirraero Sugiro.
Sim, realizaremos uma reunião pública de Leitura Comunitária na região Maracanã no dia 01/04, às 19h, na Escola Maria José Cintra. O endereço e localização estão na área da “Agenda”, neste site.
Espero muito que possa participar, afinal, é fundamental a contribuição da população no processo de revisão e atualização do Plano Diretor.
Agradecemos pela sua mensagem!
Att,
Comissão de Coordenação
Li parte dos trabalhos de alunos de graduação de UFABC.
Não posso julgar sua qualidade em decorrência das exigências curriculares para cumprimento da disciplina, mas, enquanto materiais que se prestam para municiar a elaboração do Plano Diretor de Atibaia tenho certeza de que estão faltando informações cruciais para nortear o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade.
Dúvida: como faço para fazer upload de arquivos a fim de que a prefeitura e a empresa contratada os utilizem para apurar suas análises?
Disponho de dissertações, teses e artigos tecno-científicos elaborados por mestres, doutores, pós-doutores e, enfim, pesquisadores de instituições de pesquisa bastante credenciadas.
Isto sem falar em estudos técnicos que a própria prefeitura elaborou recentemente mas que não foram utilizados pelos alunos.
Olá, Vinícius, boa tarde.
Em primeiro lugar, agradecemos pela sua participação.
Os trabalhos dos alunos da Universidade do ABC foram desenvolvidos dentro das disciplinas relacionadas ao tema e foram gentilmente cedidos à Prefeitura e direcionados para a Comissão de Revisão e Atualização do Plano Diretor como forma de contribuição, mas são trabalhos independentes e desvinculados do processo de revisão em si.
Em relação ao upload de documentos, por questões técnicas e de segurança, não é possível fazê-lo nesse site. Entretanto, por se tratar de um processo participativo, de construção coletiva, toda contribuição será muito bem-vinda. Para isso, pode encaminhá-los no e-mail planodiretor@atibaia.sp.gov.br. ou entrar em contato com a Comissão de Revisão e Atualização do Plano Diretor pelo telefone 4418-7800.
Estamos à disposição.
Att,
Comissão de Coordenação