9.03.2018 às 15h

Prefeitura de Atibaia assina acordo de cooperação para manter curso de lutheria

Cidade é a única no Brasil que oferece a capacitação gratuitamente

Atibaia é referência na arte de transformar madeira em instrumentos musicais. Desde 2013, a Prefeitura promove o curso de lutheria por meio do programa CapacitAção. Nesta quinta-feira, 8 de março, o prefeito Saulo Pedroso assinou um acordo de cooperação com a Associação de Luthiers do Brasil para dar continuidade aos trabalhos realizados na cidade.

No acordo, a Prefeitura fica responsável pelo fornecimento de local adequado para as atividades e materiais didáticos, bem como o custeio de todos os equipamentos necessários; já a Associação de Luthiers do Brasil se responsabiliza pela assessoria técnica e operacional, elaboração de materiais pedagógicos para aulas teóricas e organização das aulas.

O curso de lutheria faz parte do CapacitAção e já formou mais de 300 profissionais habilitados para a fabricação de instrumentos, como violas, violões, guitarras, cavaquinhos e ukulele. Vale ressaltar que a Prefeitura da Estância de Atibaia é a única do Brasil que oferece o curso de lutheria nos modos básico e avançado para os munícipes de maneira gratuita.

Segundo o prefeito Saulo Pedroso, além da tradição, é importante destacar o fator geração de renda, pois os alunos se tornam aptos a realizar a manutenção, conserto e restauração de instrumentos, um trabalho que exige experiência e especialização.