4.04.2017 às 15h

Prefeitura e SAAE iniciam “ReciclAtibaia” buscando atingir 100% de coleta seletiva na área urbana

Programa vinha sendo planejado pela Administração Municipal
no decorrer dos últimos quatro anos e será responsável
por benefícios ambientais e sociais para Atibaia

Nesta quarta-feira, dia 5 de abril, Atibaia entra em uma nova fase da história do saneamento municipal: a cidade passará a ter 100% de coleta seletiva na área urbana.

O Programa “ReciclAtibaia” – cujo pré-lançamento pela Prefeitura e SAAE aconteceu no último dia 22 de março – vinha sendo planejado pela Administração Municipal ao longo dos últimos quatro anos.

A implantação do programa atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e proporcionará uma série de benefícios para a cidade.

Na área social, a expansão da coleta seletiva em Atibaia deverá ajudar os trabalhadores da Cooperativa São José, em Caetetuba, que é a responsável pela triagem dos resíduos. Com o aumento da demanda, o programa deve impactar positivamente na geração de renda dos cooperados (são cerca de 120 famílias envolvidas).

Já na área ambiental, a coleta seletiva contribui com a redução da poluição do solo, da água e do ar. Além disso, possibilita o reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário e diminui a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, entre outros benefícios.

De forma simultânea ao início dos serviços de coleta seletiva no município, a Prefeitura e a SAAE começaram a divulgação de uma campanha de conscientização sobre o tema, destacando a importância de a população separar o “lixo úmido” (comum/orgânico) do “lixo seco” (reciclável), colocando-os em sacos diferentes.

A campanha de conscientização irá percorrer todos os bairros de Atibaia, para que cada morador tenha informações detalhadas sobre a novidade. O serviço de coleta seletiva não terá custo adicional para o munícipe e será realizado em dias e horários distintos, dependendo de cada região da cidade.

A SAAE está localizada na Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Centro.

Mais informações pelo site http://www.saaeatibaia.com.br/, pelo e-mail atendimento@saaeatibaia.com.br ou pelo telefone (11) 4414-3500.

Como separar o lixo?

Alguns bairros da área urbana de Atibaia já são atendidos pela coleta seletiva, ocorrendo a separação do lixo reciclável (seco) do lixo orgânico (úmido).

Nesta nova etapa, a Prefeitura pretende envolver os moradores de todos os bairros da área urbana, de modo que também se engajem nessa iniciativa de importância tanto para a área ambiental quanto para o saneamento do município.

Cada bairro terá um dia e horário específicos para a coleta do lixo seco (reciclável), e outro dia e horário específicos para a coleta de lixo úmido (comum/orgânico).

Cabe ao morador separá-los em sacos distintos e disponibilizá-los para coleta nas datas e horários corretos. Haverá um caminhão disponível exclusivamente para a coleta seletiva (lixo seco) e outros cinco para o lixo orgânico (lixo úmido), que farão as coletas domiciliares, tando diurna quanto noturna – todos da Construrban, empresa terceirizada prestadora desses serviços.

Lixo úmido (comum/orgânico): papeis higiênicos, guardanapos, lenços de papel, absorvente, fraldas descartáveis, restos de alimentos, restos de vegetais e frutas, esponjas de aço.

Lixo seco (reciclável): papeis, papelão, jornais, revistas, metais, alumínios, cobre, copos de metal e de vidro, plásticos e garrafas PET e de vidro.

Em iniciativa inédita, programa irá atingir 100% de coleta seletiva na área urbana

Datas e horários da coleta seletiva no seu bairro

O caminhão de coleta de lixo seco (reciclável) passará em dias alternados aos da coleta de lixo úmido (comum/orgânico)

Coleta no período diurno, das 6h às 18h:

SEGUNDA-FEIRA
Pq. das Garças I, II e III, Bairro do Portão nos pontos de entrega voluntária, na Av. Antônio da Cunha Leite, nº 1.835, 2.005, 3.050 e 3.100, Chácara Fernão Dias: Escola Prof. Walda Lozasso e R. das Camelias, 520, Usina na PEV da Escola Paulo Freire

TERÇA-FEIRA
Alvinópolis, Atibaia Jd., Dona Carmela V. Helena, Vila Giglio, Jd. do Lago, Flamboyant, Arco Íris, Jd. Floresta, Vl. Romero, Estância Parque

QUARTA-FEIRA
Loanda, Morumbi, Ressaca, Ponte, 3º Centenário, Pq. Nações, Vl. Santista, Estância Lince, V.Gardênia, Itaperi, Ypê, B. das Pedras, Nirvana, Jd. Sumaré, Roseli, S.Nicolau, Siriema, Vl. Thaís, N. Gardênia, Marmeleiro, Cidade Satélite, Sta. Luzia, Residencial Panorama, Vl. Carvalho, Pq. dos Coqueiros, Vl. Mira

QUINTA-FEIRA
Retiro das Fontes, Maristela I e II, Ch. Itapetinga, Refúgio, Jd. Paulista Gleba C, Ribeirão dos Porcos, Ch. Brasil, Pal. da Vida, Pq. Fernão Dias, Res. Água Verde, Vl. Santa Cruz, Estância dos Lagos, PEV Shangri-lá, Jd. Itaguaçu