11.10.2017 às 14h

Prefeitura implanta Espaço Árvore no bairro Vila Rica

Espécie pata-de-vaca, adequada à arborização urbana,
foi plantada na calçada ecológica em frente à Escola Prof. Maria Helena Ferraz

A Prefeitura da Estância de Atibaia acaba de implantar um Espaço Árvore na calçada ecológica situada em frente à Escola Prof. Maria Helena Ferraz, na Avenida Terceiro Centenário, bairro Vila Rica. No local, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente plantou a espécie pata-de-vaca, adequada à arborização urbana. Ao lado, no limite do Espaço Árvore, foi instalada uma placa contendo a identificação e as coordenadas geográficas da árvore.

Arquivo SUMA

Segundo a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, o Espaço Árvore é uma área permeável (gramada) destinada à implantação de uma muda arbórea de grande porte, preferencialmente, ou de médio porte. Ele deve ser implantado em calçadas que tenham, no mínimo, 2,5 metros de largura. Para tanto, o Espaço Árvore deve ser instalado na proporção de 40% da largura da calçada, e seu comprimento deve ter, no mínimo, o dobro da largura, com manutenção de uma faixa para pedestres de, no mínimo, 1,20 metro de largura.

Ainda de acordo com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, o Espaço Árvore deve ser preservado permanentemente para o desenvolvimento do exemplar arbóreo. Caso a árvore existente seja suprimida do local, deverá ser substituída, de modo a impossibilitar que o espaço seja cimentado, ladrilhado ou permaneça vazio. Vale lembrar que, em caso de danos ao Espaço Árvore, os infratores estarão sujeitos às sanções previstas em lei.