15.05.2018 às 09h

Prefeitura lança o 2º Festival Gastronômico de Atibaia

Festival acontece de 17/07 a 17/09 e terá o morango, símbolo da cidade, como tema;
Inscrições gratuitas estão abertas na Secretaria de Turismo até 12 de junho

No último sábado, dia 12 de maio, a Prefeitura publicou na Imprensa Oficial da Estância de Atibaia um edital de chamamento público para o Festival Gastronômico de Atibaia 2018, ação promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, que tem como objetivo promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, representando uma oportunidade de oferecer aos munícipes e turistas a degustação de pratos desenvolvidos com a fruta símbolo da cidade, o morango.

Além disso, o festival pretende demonstrar e evidenciar a especialidade dos estabelecimentos participantes; projetar Atibaia no cenário gastronômico regional, estadual e nacional; enaltecer a cultura do morango e os produtores rurais do município; incentivar o desenvolvimento do turismo através da gastronomia; e fomentar a atividade gastronômica do município.

O Festival Gastronômico de Atibaia 2018 acontecerá de 17 de julho a 17 de setembro, com as receitas/pratos elaborados disponíveis durante todo esse período em cada estabelecimento participante. Poderão aderir ao festival os restaurantes, bares, pizzarias, cafés e docerias de Atibaia que: efetuarem a inscrição no evento; estiverem com o alvará de funcionamento em dia; e aptos a fornecerem a receita/prato por todo o período do festival. As inscrições gratuitas já estão abertas e deverão ser realizadas na Secretaria de Turismo (Av. dos Bandeirantes, s/n, Vila Junqueira) até 12 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Imagem ilustrativa

No festival, será obrigatória a utilização da fruta morango como ingrediente na criação e desenvolvimento da receita inscrita, que deverá permanecer no cardápio durante todo o evento. As receitas serão subdivididas em três categorias: entradas, pratos e sobremesas. As categorias terão avaliações e premiações independentes e o festival consagrará três destaques para entradas, três para pratos e três para sobremesas. Cada estabelecimento poderá participar com uma única receita, doce ou salgada, enquadrada em uma dessas três categorias. Vale ressaltar que não serão aceitas as receitas que utilizarem o morango somente como decoração.

As receitas pela “Categoria 1 – Entradas” deverão ser comercializadas com valores entre R$ 15,00 a R$ 35,00 a unidade ou porção. Já as receitas pela “Pela Categoria 2 – Prato Principal” deverão custar entre R$ 20,00 a R$ 50,00 a porção individual. E pela “Categoria 3 – Sobremesas” as receitas deverão ter valores entre R$ 7,00 e R$ 45,00 a unidade ou porção.

A receita/prato e o estabelecimento serão avaliados por uma comissão avaliadora (técnica) pelos seguintes requisitos (nesta ordem de relevância como critério de desempate): Sabor; Apresentação; Originalidade; Atendimento; Limpeza; e Ambientação. Já o público participante do festival, ao deixar suas impressões em relação ao sabor, à apresentação e ao atendimento, também participará da avaliação e ainda estará automaticamente concorrendo a premiações ofertadas por parceiros do evento, conforme regulamento da Secretaria de Turismo.

A receita/prato será classificada pelo critério de pontuação (da maior para a menor) e os prêmios para os três destaques do festival serão: placa de destaque do 2° Festival Gastronômico de Atibaia (2018); veiculação da marca do estabelecimento em outdoor da cidade por um período de 15 dias; e visita técnica a um produtor rural de morangos seguida de almoço em restaurante rural de Atibaia. Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de outubro deste ano, quando o estabelecimento mais votado pelo público participante também receberá uma placa de homenagem.

A expectativa dos organizadores é que mais de 50 estabelecimentos participem da segunda edição do festival, lançado em 2017, quando contou com 29 restaurantes e somou mais de dois mil pratos comercializados. Segundo a Secretaria de Turismo, a iniciativa busca criar interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico, além da integração dos empresários que trabalham no ramo da gastronomia no município. “A proposta também é destacar, para turistas e munícipes, a variedade, força e atratividade da gastronomia de Atibaia”, afirmou o secretário Bruno Leal.