6.10.2017 às 13h

Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama pelo movimento “Outubro Rosa”

Objetivo é mobilizar a população para a prevenção do câncer de mama divulgando informações sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico antecipado

Este mês, em todo o mundo acontece o movimento “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em Atibaia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá diversas ações voltadas às mulheres do município em alusão ao “Outubro Rosa”. O objetivo é mobilizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio de divulgação de informações sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico antecipado.

As ações visam ainda enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas que surgirem; informar que, para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; e informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as brasileiras de todas as faixas etárias.

Ao longo do mês, diversas unidades da rede de atenção em saúde do município oferecerão atividades e ações em referência ao movimento “Outubro Rosa”, todas de forma gratuita à população. Entre as iniciativas estão palestras educativas, coletas de papanicolau, rastreamentos de câncer de mama, testes rápidos para detecção de DSTs, exames de mamografia (quando necessários) e orientações gerais sobre saúde e bem-estar.

Três ações pontuais já estão agendadas: dia 16/10, às 8h, na USF Itapetinga (Rua Gerânios, nº 25, Retiro das Fontes), acontece a Palestra ONG Mais Vida, com café da manhã; também no dia 16/10, às 14h, na UBS Flamenguinho (Rua Ouro Preto, nº 700, Alvinópolis), acontece nova edição da Palestra ONG Mais Vida, com café da tarde; dia 21/10, na UBS Cerejeiras (Rua Washington Luís, nº 180, Jardim Cerejeiras), ao longo de todo o dia, acontecerão Rodas de Conversa sobre diversos temas em saúde. Além disso, nas unidades a população terá à disposição vacinação gratuita contra a Febre Amarela. Participe das ações do “Outubro Rosa” em Atibaia!