5.10.2017 às 17h

Feira do Produtor Rural oferece oportunidade de adquirir produtos saudáveis diretamente da fonte

Feira acontece às sextas, das 17h às 21h, na praça do Boulevard Takao Ono;
Prefeito assinou Decreto Municipal regulamentando as atividades esta semana

A Feira do Produtor Rural já é uma realidade em Atibaia. Disponível ao público sempre às sextas-feiras, a partir das 17h, na praça do Boulevard Prefeito Takao Ono, a feira tem como missão estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

Na terça-feira (3) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, assinou o Decreto Municipal nº 8.329/2017, que regulamenta o funcionamento, o credenciamento e o evento Feira do Produtor Rural de Atibaia, implantado no município por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/SP.

A cerimônia para assinatura do documento aconteceu no auditório do Fórum Cidadania e, além da presença do prefeito, contou com a participação do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Mario Inui; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano de Lima; do representante dos produtores rurais, Amarildo Santana; do representante do SENAR-AR/SP, Élcio Geraldini; além dos produtores integrantes do programa/curso.

O prefeito Saulo Pedroso de Souza destacou o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos junto aos produtores rurais de Atibaia e região, uma “bandeira” mantida pelo secretário Mario Inui. “Temos buscado, cada vez mais, uma aproximação com os produtores rurais, especialmente os pequenos produtores. A Feira do Produtor Rural é um dos frutos desse trabalho. Trata-se de uma grande oportunidade para o público, que poderá comprar produtos saudáveis diretamente da fonte, e também para o produtor, que poderá comercializar os seus produtos sem intermediários. Com isso, estamos proporcionando a expansão do agronegócio no município e regionalmente”, salientou.

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Mario Inui, lembrou que a Feira do Produtor Rural integra o programa de mesmo nome que vem sendo realizado em Atibaia desde março deste ano. “A Prefeitura e o SENAR-AR/SP estão desenvolvendo o programa com um curso junto a produtores rurais de Atibaia. Nossa finalidade é criar uma opção de renda alternativa para o produtor rural, capacitando-o para a comercialização direta do que é produzido em sua própria terra”, ressaltou. Após a realização de cada edição da feira, os produtores também se reunirão com o instrutor do SENAR-AR/SP para uma avaliação do evento.

Na Feira do Produtor Rural são comercializados produtos agrícolas produzidos nas propriedades dos produtores participantes do programa Feira do Produtor Rural do SENAR-AR/SP (sendo vedada a compra de produtos de intermediários).

Vale lembrar que o produtor rural participante da feira não pode abandonar o seu estande de comercialização em favor de qualquer um de seus familiares que não tenham participado do programa/curso e, ainda, que o espaço disponibilizado para a feira está reservado somente aos produtores rurais participantes do programa/curso.

O Programa e o curso “Feira do Produtor Rural”

Estão participando do programa/curso produtores rurais estabelecidos no município ou nas demais cidades da extensão de base do Sindicato Rural. Os recursos, profissionais e materiais para a realização são do SENAR-AR/SP, sendo a Prefeitura responsável por ceder um espaço para as aulas e outro para a feira, além do apoio necessário para as atividades.

De acordo com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, a procura pelo programa/curso deste ano foi intensa, mas muitos interessados não puderam aderir porque a participação é exclusiva de produtores rurais (pessoas jurídicas) que exploram a terra com fins econômicos ou de subsistência, que façam a devida adesão e apresentem diversos documentos, como: cópia da inscrição de produtor rural; cópia do cartão de CNPJ; e cópia de um documento com foto.

A carga horária total do programa/curso é de 288 horas, distribuídas em introdução e oito módulos. Para aprovação, o participante deve ter no mínimo 80% de frequência total; ser aprovado tecnicamente pelo instrutor do SENAR-AR/SP; e ter no mínimo 50% de frequência em cada módulo. Ao final do programa/curso os participantes receberão certificados do SENAR-AR/SP e da Prefeitura.

O SENAR-AR/SP lembra que a admissão de novos integrantes na feira somente será permitida após a realização de um novo programa/curso no município, portanto para 2017 não há mais possibilidade de adesão. Segundo a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, a Administração Municipal pretende dar sequência ao programa/curso em Atibaia, com novas edições nos próximos anos, em mais uma ação de incentivo aos produtores do município.

O regulamento completo do Programa Feira do Produtor Rural e da Feira do Produtor Rural pode ser consultado junto à Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Jardim Brogotá). Mais informações pelo telefone: (11) 4414-3985.