16.01.2017 às 17h

Prevenção de inundações: lagos do Major, Jd. Paulista e do Lago têm obras previstas

Prefeitura dá continuidade a projetos de prevenção de inundações com obras previstas para lagos do Jd. Paulista, Jd. do Lago e Major

A Operação Verão está em andamento na cidade, com ações e projetos que visam minimizar o impacto das fortes chuvas, e a Prefeitura, seguindo seu planejamento, deu continuidade às obras de prevenção de inundações, com início de licitação para o projeto de limpeza, desassoreamento e ampliação da capacidade de absorção de águas pluviais dos lagos do Jardim Paulista, do Jardim do Lago e do Major.

Eles têm capacidade natural de represamento d’água, sendo grandes “piscinões” responsáveis por segurar parte do montante que seria descarregado diretamente em córregos e, consequentemente, no Rio Atibaia.

A primeira fase da ação, que está em andamento, é realizar a licitação para definir uma empresa de engenharia que realize os estudos técnicos nas bacias.

Assim que concluída essa etapa, haverá nova licitação para escolher a empresa responsável pela realização do trabalho, que prevê, por exemplo, regularização de canalização, implantação de barramentos, vertedouros e caixas de areia, entre outros serviços, tudo devidamente regularizado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

“O objetivo é, primeiramente, limpar os lagos e melhor prepará-los para receber a água das chuvas, de modo que se tornem mecanismos eficazes de absorção do volume de água. Quanto mais estruturas tivermos na cidade para evitar a sobrecarga do sistema de drenagem, melhor será o trabalho de prevenção a alagamentos. Os serviços rotineiros, de limpeza de galerias, bueiros e tubulações, assim como corte de mato e varrição de ruas, estão em andamento, mas só isso não basta. É preciso implantar mecanismos efetivos, melhorar a infraestrutura do setor de drenagem, ampliando sua capacidade”, disse o prefeito.

A Prefeitura tem realizado os projetos que estão ao seu alcance, como a obra do Jardim Brasil, que aumentou a capacidade de drenagem do bairro.

Os projetos de intervenção no lago do Major, que fica na Bacia do Córrego dos Pintos, e nos lagos do Jardim do Lago e Jardim Paulista, localizado na Bacia do Córrego da Figueira, estão sendo feitos pela Prefeitura com recursos próprios.

São iniciativas consideradas importantes para melhorar a contenção das águas em locais críticos. Paralelamente, continuam as tratativas com governos do Estado e da União em busca de recursos para obras de maior impacto e grande magnitude, que, infelizmente, o município não tem capacidade de realizar sozinho.