1.12.2017 às 16h

Produtores rurais de Atibaia concluem capacitação pelo Programa Feira do Produtor Rural da Prefeitura e SENAR-AR/SP

Feira vem sendo realizada desde o mês de outubro, sempre às sextas-feiras,
das 17h às 21h, na praça do Boulevard Prefeito Takao Ono

Na noite de terça-feira (28) produtores rurais de Atibaia puderam confirmar e celebrar a máxima de que se colhe aquilo que se planta. Após meses de estudo e dedicação os participantes do Programa Feira do Produtor Rural da Prefeitura da Estância de Atibaia/Secretaria de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/SP concluíram o curso e se capacitaram no programa, sendo a primeira turma certificada no município.

A formatura do Programa foi realizada no Auditório do Fórum Cidadania e contou com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza; do vice-prefeito Emil Ono; do secretário de Agricultura, Mario Inui; do representante do SENAR-AR/SP, Prof. Élcio Geraldini Júnior; da representante dos produtores, Marcela Fujitani; entre outras autoridades, formandos e membros da sociedade civil.

Durante a cerimônia, formalizando a conclusão do programa, houve a entrega da cartilha “Consolidação da Feira do Produtor Rural” aos 20 produtores rurais certificados, sendo um total de 10 estandes participantes do Programa Feira do Produtor Rural, que estão devidamente qualificados.

Agora formados, os produtores rurais seguirão com seus estandes na feira que vem sendo realizada desde outubro/2017 e que terá continuidade: sempre às sextas-feiras, das 17h às 21h, na praça do Boulevard Prefeito Takao Ono (próximo ao Lago do Major).

O objetivo da feira é estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social. Na feira são comercializados, portanto, itens (inclusive alguns orgânicos) produzidos  exclusivamente nas propriedades dos participantes do programa, sendo vedada a compra de produtos de intermediários.

Vale lembrar que no início de outubro/2017 a Prefeitura publicou o Decreto Municipal nº 8.329/2017, que regulamenta o funcionamento, o credenciamento e o evento Feira do Produtor Rural de Atibaia. Também vale ressaltar que o produtor rural participante da feira não pode abandonar o seu estande de comercialização em favor de qualquer um de seus familiares que não tenham participado do programa e, ainda, que o espaço disponibilizado para a feira está reservado somente aos produtores rurais participantes do programa.

Segundo o prefeito Saulo Pedroso de Souza, a Feira do Produtor Rural é um dos resultados da política de incentivo aos produtores rurais do município, especialmente pequenos produtores. “Ao longo dos últimos anos buscamos essa aproximação, além do desenvolvimento de ações de estímulo aos produtores, visando a expansão da agricultura em Atibaia e região”, salientou. “E a feira é uma grande oportunidade para o público, que pode comprar produtos saudáveis diretamente da fonte, e também para o produtor, que consegue comercializar os seus produtos sem intermediários”, complementou.

De acordo com o secretário de Agricultura, Mario Inui, o Programa Feira do Produtor Rural poderá abrir nova turma em 2018 em Atibaia. “A proposta da Administração Municipal é de fortalecimento da ação antes da abertura de uma nova turma, garantindo um período de estruturação, estabilização e solidificação aos produtores já formados, participantes da Feira do Produtor Rural, e ao próprio espaço, que ainda é novidade no município”, disse.

O secretário lembra que em 2018 a Prefeitura/Secretaria de Agricultura promoverá outros cursos em parceria com o SENAR-AR/SP, como por exemplo Olericultura Orgânica e Olericultura Básica, além de outras capacitações de interesse do trabalhador do campo.

O Programa “Feira do Produtor Rural”

O programa, implantado no município por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura da Estância de Atibaia/Secretaria de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/SP, teve como finalidade criar uma opção de renda alternativa para o produtor rural, capacitando-o, por meio de um curso realizado desde março/2017 em Atibaia, para a comercialização direta do que é produzido em sua própria terra.

Puderam participar do programa: produtores rurais (pessoas jurídicas) estabelecidos no município ou nas demais cidades da extensão de base do Sindicato Rural; que exploram a terra com fins econômicos ou de subsistência; que fizeram a devida adesão; e que apresentaram diversos documentos, como cópia da inscrição de produtor rural, cópia do cartão de CNPJ e cópia de um documento com foto.

A carga horária total do programa foi de 288 horas, distribuídas em  oito módulos. Para aprovação no programa o participante necessitava ter no mínimo 80% de frequência total e ser aprovado tecnicamente pelo instrutor do SENAR-AR/SP. Em Atibaia, todos os participantes foram aprovados.

Os recursos, profissionais e materiais para a realização do programa foram disponibilizados pelo SENAR-AR/SP. Já a Prefeitura ficou responsável por ceder um espaço para as aulas e outro para a feira, além do apoio necessário para as atividades.

Feira do Produtor Rural oferece oportunidade de adquirir produtos saudáveis diretamente da fonte