12.06.2018 às 15h

Programa Saber Mais é lançado pela Prefeitura de Atibaia

Mais de 4 mil alunos terão aulas de inglês e reforço em matemática e português
na Rede Municipal de Educação

Excelência com equidade. Esse é um lema levado a sério pela Educação em Atibaia. E seguindo essa direção, o prefeito Saulo Pedroso lançou nesta segunda-feira (11), dentro do calendário comemorativo do aniversário de 353 anos da cidade, o Programa Saber Mais. O lançamento aconteceu em dois momentos: para diretores e coordenadores, no Fórum Cidadania, e para pais, alunos e comunidade escolar, na EM Prof° Terezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, no Caetetuba.

Ao todo, o programa irá atender 4.100 alunos, oferecendo aprimoramento linguístico (aulas de Inglês) a todos os 3.400 alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais durante o horário escolar e reforço para cerca de 700 alunos com deficit de aprendizagem em matemática e língua portuguesa no contraturno escolar. A metodologia adotada será lúdica, utilizando ferramentas atrativas como lousa digital interativa, tablets e robótica, facilitando assim o aprendizado e despertando a criatividade. “Um município só tem nível de excelência quando é bom para todos, por isso, que cada dia mais, estamos levando o melhor para os diversos bairros de Atibaia”, destacou o prefeito Saulo Pedroso.

Para o ensino da língua inglesa, os profissionais utilizarão vários recursos tecnológicos para ministrar as aulas, além da lousa e dos tablets, jogos virtuais, caixas de som, entre outros equipamentos, tornarão as atividades mais lúdicas, estimulando a participação dos alunos nas quatro habilidades básicas de aquisição de uma língua, que são ouvir, falar, ler e escrever. Assim o aluno passa a adquirir uma habilidade comunicativa importante para o exercício da cidadania e, posteriormente, para seu ingresso no mercado de trabalho.

“Já o programa de reforço escolar irá enriquecer o aprendizado da rede municipal por meio de soluções inovadoras, complementando as atividades trabalhadas em sala de aula, além de contribuir com a autoestima dos alunos que enfrentam dificuldades,  pois o trabalho será realizado de forma diferenciada e lúdica a fim de instigar o interesse e desenvolver as habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico. Um diferencial no reforço será a utilização da robótica como recurso didático e de apoio às aulas”, destacou a secretária Márcia Bernardes.

No lançamento do Programa na Escola Terezinha Sirera houve a apresentação do coral da escola, formado por alunos, funcionários e professores, e o show “Brinquedo Cantado” – com Mônica e Luan. Presentes ao lançamento do Programa Saber Mais, além do prefeito e da secretária de Educação, o vice-prefeito Emil Ono, a presidente da Câmara Municipal, Roberta Barsotti, Sérgio Cunha da empresa Sistech responsável pelas aulas e equipamentos (fornecidos em comodato), os secretários Luiz Fernando Pugliesi (Governo),  Lincoln Xavier (Comunicação) e os coordenadores Marcos Melo (Ouvidoria) e Marcos Moura (Idoso). Ao final da solenidade houve apresentação para alunos, pais e autoridades, dos novos equipamentos a serem utilizados nas salas de inglês e robótica.