8.11.2017 às 11h

Semana da Consciência Negra começa na próxima segunda-feira em Atibaia

Celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra acontece
entre os dias 13 e 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado durante toda a semana em Atibaia. A partir da próxima segunda-feira, dia 13, até o dia 20, a Prefeitura realiza diversas atrações voltadas à discussão e valorização da comunidade e da cultura negra na cidade, com palestra, exposições, apresentações culturais e shows.

Durante a Semana da Consciência Negra, a população poderá participar de debate sobre a história afro-brasileira, oficina, apresentações musicais, de dança e shows que abordarão diversos temas ligados a cultura afro na cidade e no Brasil.

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra pois foi neste dia, em 1695, que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morreu em combate contra a escravidão dos negros no período do Brasil Colônia. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre a importância e valorização da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira, já que os negros africanos colaboraram para a formação da história do país em diversos segmentos, como político, social, gastronômico e religioso.

A Semana da Consciência Negra de Atibaia é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, dia 13
10h – Debate com Lideranças na Rádio Atibaia

Terça-feira, dia 14
19h30 – Palestra sobre Cultura Afro com o historiador Babalorixá Pai Nilton de Odoé, no Centro de Convenções (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Vila Thaís)

Quarta-feira, dia 15
8h – Águas de Oxalá – Organização Assucab (Associação de Umbanda e Candomblé da Região Bragantina) – saída da Igreja do Rosário, passando pelo Pelourinho, com chegada prevista na Igreja da Matriz, às 11h para bênção do Padre Eugênio

Sábado, dia 18
Eventos na Praça da Matriz

A partir das 12h – Abertura, com exposição dos trabalhos “Fuxico e Tildas” do artista plástico Carlinhos Moreno; Workshop e oficina “Bonecas Abayomi”, com Isabel Azevedo e Nerie Bianchi; Exposição dos trabalhos dos alunos da EMEF Serafina de Luca Cherfen

15h – Apresentação de RAP, Olodum, Capoeira e declamação com os alunos da E.E. Professora Zilah Barreto Pacciti

16h – Batalha de MCs com a temática “Dia da Consciência Negra” (produção da ATA Cultural)