23.08.2017 às 17h

Volume de lixo reciclável recolhido aumenta 59% com o programa ReciclAtibaia

Mais de 478 toneladas de material já foram coletadas

O “ReciclAtibaia”, programa de expansão da coleta seletiva de lixo, lançado pela Administração Municipal em abril deste ano, já apresenta resultados. Conforme a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia, em quase quatro meses após o início da campanha no município, percebe-se mais empenho e colaboração da população na separação dos resíduos e aumento na quantidade de material disponibilizado, com um incremento de 59% no volume coletado.

Atualmente, 115 bairros/pontos de coleta são atendidos pelo ReciclAtibaia, atingindo perto de 100% da área urbana da cidade, o que representa cerca de 220 Km² da área de Atibaia. A meta é expandir à totalidade da área urbana, bem como atendimento à área rural por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em próprios municipais ou parceiros da iniciativa privada.

Além do objetivo de 100% de atendimento na área urbana, a meta do programa é recolher 200 toneladas/mês de resíduos recicláveis. De janeiro a março de 2017, antes da implantação do programa, foram recolhidas, segundo a SAAE, cerca de 267,89 toneladas de resíduos recicláveis. De abril a julho passado, já com a campanha em andamento, cerca de 478,12 toneladas de lixo reciclável foram recolhidas, representando, comparativamente ao período anterior, um incremento de 59% no volume desse tipo de resíduo.

 

Atibaia torna-se uma das cidades brasileiras a atingir 100% de coleta seletiva na área urbana

 

Atibaia, dividida em setores para a realização da coleta do material reciclável tem, por intermédio de sua população, colaborado com a campanha. O setor 2D, por exemplo, que representa os bairros Alvinópolis, Atibaia Jardim, Jd. Dona Carmela, Vila Helena, Vila Gíglio, Jd. do Lago, Jd. Flamboyant, Arco-Íris, Jd. Floresta, Vila Romero e Estância Parque, foi o que apresentou o maior aumento no volume de material reciclável recolhido na média dos últimos três meses, com 3473 toneladas. Já o setor 4N (Nova Atibaia, Residenciais Jerônimo de Camargo, Casas Populares e Jd. Cerejeiras III) teve o menor volume de recolhimento registrado: 1281 toneladas.

O ReciclAtibaia

Lançado em março de 2017, o Programa “ReciclAtibaia”, planejado pela Administração Municipal, atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na área social, a expansão da coleta seletiva ajuda, com a geração de renda, trabalhadores da Cooperativa São José, em Caetetuba. Já na área ambiental, auxilia com a redução da poluição do solo, da água e do ar. Além disso, possibilita o reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário e diminui a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, entre outros benefícios. A SAAE fica na Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Centro. Telefone (11) 4414-3500.

Saiba mais sobre o ReciclAtibaia

http://www.saaeatibaia.com.br/Pagina.php?id=7